Segunda-feira, 03 de agosto de 2026, 17:52

situs toto

toto togel

bandar togel

toto togel

toto togel

toto slot

slot resmi

situs togel

toto slot

link gacor

situs toto

slot gacor

situs togel

toto slot

situs slot

situs toto

slot gacor

situs gacor

link gacor

bandar togel

link slot

link togel

situs togel

situs slot

slot online

cabe4d daftar

toto togel

link slot

toto togel

situs toto

idikepulauanselayar.org

idipinrang.org

idibulungan.org

iditanatoraja.org

iditorajautara.org

pafikabupatenbuleleng.org

pafikabupatensigi.org

togel online

situs slot

situs togel

togel online

situs toto

toto togel

toto togel

situs gacor

link gacor

situs togel

situs slot

situs toto

link togel

situs slot

toto togel

bandar togel

situs toto

link slot

situs gacor

toto slot

situs slot

link slot

situs gacor

link slot

situs slot

toto slot

situs slot

toto slot

toto togel

situs slot

situs toto

togel online

toto 4d

link gacor

link togel

situs togel

situs toto

link gacor

slot gacor hari ini

togel 4d

toto

togel resmi

situs toto

link slot

slot gacor

slot online

situs slot

idihulusungaitengah.org

idisoppeng.org

idiluwutimur.org

idiluwuutara.org

idibulukumba.org

pafikabupatenbangli.org

pafikabupatenkayong.org

Jovens atletas participam de pesquisa científica da UFMS sobre saúde

ufms - 3 de jul de 2020 às 10:42 459 Views 0 Comentrios
Jovens atletas participam de pesquisa científica da UFMS sobre saúde (Reprodução/UFMS)

Um grupo de jovens praticantes de futebol de Campo Grande está participando do projeto de pesquisa “Relação entre indicadores de saúde cardiovascular e motora e aptidão física de adolescentes praticantes de esporte” que pretende analisar a relação entre indicadores de saúde cardiovascular, características biológicas e de aptidão física, e integridade físico-motora, considerando-se o contexto de lesões esportivas.

Principal causa de mortalidade no mundo e no Brasil, as doenças cardiovasculares são uma preocupação constante e, partindo da premissa de que diferentes indicadores mudam ao longo do tempo até que essas doenças se manifestem na vida adulta, esse estudo irá auxiliar na compreensão de como os indicadores de saúde cardiovascular se comportam em indivíduos saudáveis e como a adolescência afeta esse processo, segundo o coordenador da pesquisa, professor Silvio Assis de Oliveira Junior, do Instituto Integrado de Saúde (Inisa).

“Nesse sentido, a potencial contribuição deste estudo é compreender mudanças em indicadores fisiológicos, relacionados ao estilo de vida e aptidão física de adolescentes, em resposta à prática esportiva, sendo, portanto, importante estratégia não apenas para a promoção de saúde como também para prevenção de lesões esportivas”, expõe.

O projeto é financiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), por meio do edital Nº 06/ 2017 – Chamada Universal, e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A equipe de pesquisadores é vinculada ao grupo de pesquisa “Estudos Avançados em Ciências do Movimento e Reabilitação” e ao Laboratório de Pesquisa do Músculo Estriado (LEME), do Instituto Integrado de Saúde (Inisa). Fazem parte da equipe três estudantes de pós-graduação sob sua orientação, sendo dois alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (PPGSD) e um aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (PPGCMOV).

Estudo

Os participantes do estudo são adolescentes (10 a 18 anos) que integram o Projeto Escola Pública de Futebol, sob gestão da Fundação Municipal do Esporte (Funesp) de Campo Grande.

“Serão realizados dois processos amostrais, sendo um para atender o estudo inicial de caráter transversal, e outro para compor amostra de acompanhamento (estudo prospectivo). Para o estudo transversal, considerou-se que os adolescentes distribuíam-se em 10 polos do projeto, localizados em diferentes regiões geográficas da cidade”, explica o coordenador.

Após aprovação da Funesp e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFMS, a coleta de dados teve início em 2019. Em março de 2020, foi concluída uma primeira etapa da pesquisa, em que foram coletadas informações para avaliação de dados antropométricos e de aptidão física, incluindo-se índices de força/ resistência muscular, flexibilidade, agilidade, velocidade e potência. Além disso, foram tomadas medidas de circunferência da cintura e pressão arterial, sistólica e diastólica, assim como informações sobre a integridade físico-motora, levando-se em conta o histórico de lesões musculoesqueléticas esportivas.

Dados preliminares da pesquisa foram apresentados na qualificação da tese de Doutorado da aluna Heloyse Elaine Gimenes Nunes, orientada pelo professor Silvio de Assis Oliveira Júnior, no PPGSD. “Considerando-se a amostra avaliada até o momento, a coleta de dados revelou que os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica assim como as medidas de perímetro da cintura (que se relaciona com risco cardiometabólico) foram maiores em adolescentes pós-púberes do sexo masculino, que tinham também maiores valores de índice de massa corporal e baixo consumo máximo de oxigênio (pior condicionamento cardiorrespiratório)”, expõe Silvio.

“Por meio dos resultados deste estudo, os dados poderão contribuir para comparação com outros esportes com demandas fisiológicas similares ou diferentes; conferir suporte com evidências científicas para a atuação multiprofissional no cuidado da saúde do atleta e praticante de exercícios físicos; simplificar intervenções nos indicadores cardiovasculares e motores, com dimensionamento de risco para a integridade física de praticantes de exercício físico e esporte; e fortalecer vínculos entre pesquisa científica e políticas públicas do município, o que contribui para práticas esportivas mais efetivas para saúde”, avalia.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.