Terça-feira, 20 de janeiro de 2026, 23:42

Jovem concilia treinos e ensino para disputar Campeonato Europeu de Jiu-Jítsu em Portugal

da redação - 21 de jul de 2025 às 14:59 127 Views 0 Comentários
Jovem concilia treinos e ensino para disputar Campeonato Europeu de Jiu-Jítsu em Portugal Da Redação

A rotina de Pedro Lucas de Magalhães dos Santos, de 17 anos, é marcada por treinos, estudos e o desejo de competir fora do país. Atleta de jiu-jítsu há quase cinco anos, ele é de Campo Grandee se prepara para participar do Campeonato Europeu da IBJJF, que será realizado em Lisboa, Portugal.

 

Pedro começou no jiu-jítsu por influência de um amigo. “Entrei no jiu por um amigo que me levou para conhecer a academia”, conta. Desde então, construiu um caminho de vitórias e disciplina. Já conquistou três títulos estaduais e recentemente ficou em terceiro lugar no Mundial da CBJJD, a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo.

 

A trajetória no esporte começou cedo, e hoje ele se divide entre diferentes funções no tatame. Além de atleta, também é instrutor de crianças na academia onde treina. “Estudo de manhã. De tarde faço musculação e treino de competição. De noite sou instrutor do treino kids e depois participo do treino adulto”, relata. A carga diária exige organização e foco, mas Pedro diz que é justamente isso que o ajuda a manter o ritmo. “Eu sou um menino disciplinado e focado”, resume.

 

A principal inspiração do atleta é o próprio mestre. “Minha referência é o meu mestre Breno. Acompanho ele nos treinos e nas competições. Ele me ajuda muito”. Com o apoio de professores e colegas de equipe, Pedro projeta passos maiores. Um deles é competir fora do Brasil. “Quero tirar meu visto americano para poder lutar nos Estados Unidos. Tenho esse objetivo”, revela.

 

A ida para Portugal já está confirmada, e será a primeira experiência internacional do atleta. Ele representará o Brasil no Campeonato Europeu da IBJJF, uma das principais competições da modalidade. “Minha próxima competição vai ser em Portugal, em Lisboa. Estou treinando para isso”, afirma.

 

Sobre o cenário regional, Pedro destaca que o jiu-jítsu em Mato Grosso do Sul vem crescendo e ganhando competitividade. “Tem muitos atletas fortes e focados aqui. O nível está alto”, comenta.

 

Mais do que vitórias, o jiu-jítsu trouxe mudanças pessoais. Ele diz que o esporte tem um impacto transformador na vida de quem pratica. “O jiu-jítsu muda vidas. Mudou a minha, e pode mudar a de vocês também”, afirma.

 

O terceiro lugar no Mundial da CBJJD foi até agora a conquista mais marcante da carreira. “Foi o campeonato mais importante pra mim até agora. Fiquei em terceiro lugar no Mundial da CBJJD. Foi uma experiência única competir com atletas de vários lugares”, lembra.

 

“Quero seguir nesse caminho. Meu foco é crescer como atleta e continuar evoluindo no esporte. Tenho objetivos e estou trabalhando por eles todos os dias”, conclui.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.