Terça-feira, 15 de julho de 2025, 00:33

Jorge Henrique entra no final, mas não evita a derrota do Guará

uol - 21 de fev de 2008 às 18:29 99 Views 0 Comentários
Jorge Henrique entra no final, mas não evita a derrota do Guará

São Paulo (SP) - Com o revés da Ponte Preta para o Grêmio Barueri na última quarta-feira, o Guaratinguetá precisava de um simples triunfo para retomar a liderança do Campeonato Paulista. Entretanto, apesar de ter atuado em casa e de ter ficado com um homem a mais aos 15min do segundo tempo, a equipe dirigida por Guilherme Macuglia perdeu por 1 a 0 para o São Caetano na tarde desta quinta-feira, no estádio Dario Rodrigues Leite. Assim, manteve o time de Campinas no topo da tabela.

A partida começou na noite de quarta-feira, mas foi interrompida aos 17min do primeiro tempo por conta do mau tempo e recomeçou nesta quinta. O resultado representou o segundo revés consecutivo do Guaratinguetá, que perdeu somente três jogos no Campeonato Paulista - curiosamente, todos no estádio Dario Rodrigues Leite.

Com isso, o time dirigido por Guilherme Macuglia ficou estagnado nos 21 pontos, a um da líder Ponte Preta, e oferece uma oportunidade para as outras equipes do Campeonato Paulista diminuírem a distância para os dois primeiros colocados da tabela.

O São Caetano, em contrapartida, tem muitos motivos para comemorar o resultado desta quinta-feira. O time do ABC conseguiu seu terceiro triunfo em três jogos sob o comando do interino Ivan Baitello, que assumiu a equipe depois da demissão de Amauri Knevitz.

Agora com 14 pontos, o São Caetano saltou da 15ª para a nona colocação do Campeonato Paulista e ainda se distanciou da zona de rebaixamento. "Foram três vitórias, duas no Paulista e uma na Copa do Brasil. Isso nos dá mais tranqüilidade e mostra que o trabalho está no caminho certo", explicou Baitello em entrevista ao Sportv.

Nesta quinta-feira, o gramado do estádio Dario Rodrigues Leite ainda mostrou os efeitos da chuva que obrigou o árbitro Flávio Rodrigues Souza a interromper o jogo na noite anterior. Com o campo pesado, Guaratinguetá e São Caetano fizeram um primeiro tempo de pouca movimentação e muitos chutes de longa distância.

"Acho que isso foi até mais presente no time deles, que se adaptou com mais facilidade ao estado do gramado. Nós demoramos a entrar na partida e encontrar uma forma de tocar a bola", analisou o atacante Tico, do São Caetano.

Os efeitos do gramado pesado só passaram a ter menos incidência quando o meia Douglas encontrou seu espaço na partida. A partir do último terço da etapa inicial, o meia do São Caetano conseguiu se postar atrás dos volantes do Guaratinguetá e teve liberdade para criar nas laterais.

Quando Douglas cresceu no jogo, o Guaratinguetá demorou para encaixar a marcação e ofereceu espaço ao São Caetano. Foi assim que Luan, aos 7min do segundo tempo, dominou a bola na esquerda com apenas um marcador pela frente, carregou para o fundo e foi derrubado por Renato. O árbitro Flávio Rodrigues Souza apontou pênalti e Douglas bateu com muita categoria, no canto direito do goleiro, para abrir o placar.

O gol dificultou ainda mais a vida do Guaratinguetá, que precisou superar a dificuldade para conduzir a bola no gramado pesado e partir para o ataque. Contudo, o time anfitrião foi beneficiado pela expulsão do volante Tobi, do São Caetano, aos 15min do segundo tempo. O camisa 5, que já tinha amarelo, cometeu falta dura em Jackson e foi excluído de campo.

Com um homem a mais, o técnico Guilherme Macuglia colocou em campo o atacante Alessandro e o meia Nenê para deixar o Guaratinguetá mais leve. Além disso, adiantou a marcação sobre o São Caetano, principalmente nas laterais, para tentar concentrar o jogo em seu campo de ataque.

A partir daí, o Guaratinguetá perdeu muitas oportunidades para marcar - as melhores aconteceram aos 32min, em chute cruzado de Alessandro, e aos 34min, quando Michael não conseguiu completar para as redes após rebote de Júlio César. Todavia, a equipe mandante não conseguiu superar a defesa do São Caetano e mudar o placar do confronto.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.