Quinta-feira, 26 de junho de 2025, 11:34

Jogos Indígenas acontecem em julho no Parque Ayrton Senna

da redação/com midiamax - 9 de jul de 2014 às 20:08 306 Views 0 Comentários
Jogos Indígenas acontecem em julho no Parque Ayrton Senna

Campo Grande (MS) - A Funesp (Fundação Municipal da Esporte) e de Campo Grande. A competição acontecerá no Parque Ayrton Senna em 6 modalidades. Para participar foram convidadas as etnias Terenas, Guatós, Kimikinau, Guaranís-Caiuás e Kadiwes, além das etnias Xavante e Bororó, oriundos do MT.

As inscrições já podem ser realizadas a partir de segunda-feira (14) na sede da Funesp. A competição acontecerá nas modalidades de atletismo, voleibol, futebol society, arco e flecha, lança e cabo de guerra. As quatro últimas fazem parte dos costumes indígenas e servem para resgatar as tradições nas aldeias.

Líder das Comunidades Indígenas de Campo Grande, Adierson Venâncio, acredita que os jogos representam a integração, o resgate da cultura e da tradição indígena. “Os jogos são uma forma de ficarmos sabendo como estão os indígenas, o que eles estão fazendo, se estão em Campo Grande, se estão estudando ou trabalhando. Serve para integrar e interagir nossa população", afirmou.

Para o Presidente da Funesp, José Eduardo Amancio da Mota (Madrugada), os jogos são fundamentais por contribuírem para o desenvolvimento da sociabilidade, das emoções, da inteligência e por fomentar a prática esportiva entre os indígenas. “Os Jogos indígenas têm características específicas, são atividades mais corporais, algumas até lúdicas que envolvem também as modalidades oficiais como futebol, atletismo e voleibol”.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?