O piloto brasileiro Jaime Melo Júnior concluiu na última quinta-feira, em Misano, mais uma etapa de sua nova função no Mundial FIA GT. Contratado pela Ferrari para desenvolver o modelo 575 GTC, carro com que a fábrica atende a várias das equipes que tem em sua relação de clientes, ele testou durante três dias na pista italiana, num trabalho voltado especificamente às avaliações sobre o rendimento dos pneus produzidos pela Pirelli.
Na terça-feira, Melo completou 88 voltas. "Foi um dia em que a gente se preocupou com o acerto do carro, em encontrar um set up que favorecesse os testes de pneus", explicou. Na quarta-feira, foram mais 102 voltas. Na quinta, o trabalho teve de ser encerrado antes do previsto, por conta da previsão de chuva. O piloto completou mais 90 voltas, todas pela manhã. "Eu parei porque choveu e começou até a nevar", ele conta.
O trabalho de avaliação do desgaste e da evolução dos jogos de pneus consistiu em séries de 20 voltas. "Eu tinha que manter um ritmo constante para os técnicos conseguirem o melhor proveito possível no trabalho deles", diz o piloto brasileiro, que no mês passado já havia testado durante quatro dias no circuito de Vallelunga. "O trabalho tem sido muito proveitoso, estou aprendendo bastante. O clima de trabalho é ótimo", manifesta.
Melo Júnior voltará a testar a Ferrari 575 GTC da fábrica no próximo dia 14, em Fiorano, pista particular da Ferrari. A temporada do Mundial FIA GT terá a primeira etapa em Monza, no dia 10 de abril. Serão 11 etapas em dez países, até o mês de novembro. Jaime, que disputou a categoria em 2004, tendo vencido em suas duas subdivisões, não sabe se vai participar das corridas. "Por enquanto, o meu trabalho é desenvolver o carro da fábrica".