Sexta-feira, 29 de agosto de 2025, 17:16

Isa Echeverria vence a obesidade e hoje inspira nas quadras de MG

da redação - 28 de ago de 2025 às 16:39 37 Views 0 Comentários
Isa Echeverria vence a obesidade e hoje inspira nas quadras de MG Da Redação

Isadora Silva Echeverria, mais conhecida como Isa Echeverria, nasceu em 3 de fevereiro de 2009, em Campo Grande. Atualmente, aos 16 anos, a jovem atleta representa o Praia Clube, de Uberlândia, um dos clubes mais tradicionais do voleibol brasileiro. A história de Isa, entretanto, vai muito além das vitórias dentro de quadra: ela é marcada por superação, disciplina e determinação.

 

A trajetória de Isa no esporte começou de maneira inesperada. Em 2021, após uma mudança de cidade de Campo Grande para Ponta Porã, ela se viu diante de desafios pessoais e físicos. “Nesse período cheguei em um estado grave de obesidade, chegando na casa dos 140kg. Não tinha interesse em nenhum tipo de esporte, e não pensava em algum futuro semelhante ao do esporte”, contou a atleta. A aproximação com o voleibol surgiu de forma gradual, quando foi convidada a conhecer o time Calvoso de Ponta Porã, sob orientação do professor Ademir. “Ele me acolheu e me recebeu super bem”, recorda Isa.

 

O ano de 2022 marcou o início oficial de sua carreira esportiva. Isa participou de competições locais e conquistou três pódios, chegando a ocupar primeiro, segundo e terceiro lugares. Para ela, aquele foi um ponto de virada. “Foi o ano que mudou tudo!”, destacou. Já em 2023, consolidou seu talento dentro do estado, conquistando títulos nos campeonatos escolares e estaduais, além de participar do CBS (Campeonato Brasileiro Escolar) e JEBs (Jogos Escolares Brasileiros). “Foi aí que tudo começou a fazer mais sentido seguir com essa carreira”, afirmou.

 

O caminho para o sucesso, entretanto, não foi livre de obstáculos. Isa lembra dos comentários destrutivos que precisou enfrentar. “Acho que o que mais enfrentei foi os comentários destrutivos como: 'você não vai conseguir', 'você é pesada demais', 'suas pernas não são finas', 'você é lenta', 'gorda'”, revelou. Esses comentários a fizeram desanimar temporariamente e levaram a um ganho de peso adicional de 11kg. No entanto, com determinação e trabalho árduo, conseguiu transformar seu corpo e sua mentalidade antes da peneira do Praia Clube. “Dois meses antes de realizar a peneira, dei uma das maiores reviravoltas de toda minha vida. Consegui atingir um físico absurdo e forte e conquistei a vaga da temporada 2025 no Praia”, destacou.

 

O cotidiano de Isa em um clube de alto nível exige dedicação e disciplina. “Temos uma intensidade de treino muito pesada, tanto na parte técnica quanto na parte física. São 2h de quadra e mais 1h30 de parte física”, explicou. Apesar da exigência, a atleta encontra motivação nos momentos de conquista. Um dos episódios que ela considera inesquecível ocorreu durante a final dos Jogos Escolares, na categoria 12 a 14 anos, em 2023, na cidade de Dourados. “Nunca consigo esquecer a final, que ganhamos do time de Três Lagoas no tie-break”, lembrou.

 

Para lidar com a pressão de grandes jogos, Isa valoriza o aprendizado passado e o incentivo de seus professores. “Meu professor Ademir sempre me dizia que devemos sempre ser corajosas e enfrentar nossos maiores medos, mesmo que nada estivesse a favor. O nervosismo é comum quando você ama o que faz, e se um dia você não sentir mais isso, é porque a hora de parar chegou”, comentou.

 

Em relação às qualidades necessárias para se tornar uma jogadora de sucesso, Isa destaca quatro princípios: “Vontade, coragem, persistência e, claro, resiliência”. Ela também reforça a importância da persistência para jovens atletas de Mato Grosso do Sul que sonham em jogar profissionalmente. “Não importa o quanto as pessoas pisem e critiquem vocês, a chave do sucesso é a persistência. Fracassados são aqueles que desistem dos seus sonhos por erros humanos. Não importa como você é ou de onde veio, o que importa é o que VOCÊ quer ser”, afirmou.

 

O equilíbrio entre vida pessoal e esportiva também faz parte da rotina da atleta. Isa separa seus compromissos por nível de importância e evita que questões pessoais interfiram em seu desempenho. “Não levo problemas pessoais para dentro de quadra, seja em treino ou jogo”, disse.

 

Para o futuro, Isa mantém objetivos ambiciosos. Além de continuar se destacando no Praia Clube, ela sonha em chegar à Superliga e, eventualmente, integrar a seleção brasileira. “Tenho um grande sonho de ir para a Superliga e até mesmo atingir um nível de seleção”, revelou.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?