Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025, 18:51

Insistir no futsal mesmo com obstáculos: a rotina dupla de Vinícius Santos para seguir competindo em alto nível

da redação - 5 de ago de 2025 às 14:56 753 Views 0 Comentários
Insistir no futsal mesmo com obstáculos: a rotina dupla de Vinícius Santos para seguir competindo em alto nível Da Redação

Conciliar trabalho, faculdade e treino é uma realidade comum para muitos jovens brasileiros que sonham com o esporte. Em Sidrolândia, a história de Vinícius Henrick da Cruz dos Santos, de 19 anos, mostra que, mesmo sem grandes estruturas ou incentivos, é possível se manter firme e competitivo. Nascido e criado na cidade, ele começou a jogar futsal aos 9 anos e nunca mais parou.

 

“Desde muito cedo resolvi viver a vida de atleta”, conta Vinícius. Com uma rotina que exige esforço e planejamento, ele não abre mão dos treinos, mesmo diante de múltiplas responsabilidades. “Mesmo tendo responsabilidades de estudo e trabalho, sempre levei a sério meus treinos para dar meu melhor em competições estaduais e nacionais.”

 

A base esportiva foi construída em Sidrolândia, onde começou a jogar ainda criança. Mas o salto no desenvolvimento veio aos 16 anos, quando passou a integrar a equipe AMG Futsal, comandada pelo professor Borracha. “Foi um treinador muito importante para meu desenvolvimento. Comecei a jogar lá aos 16 anos e passei a participar do futsal adulto”, explica.

 

Além da formação local, Vinícius tem no currículo a participação em importantes competições, tanto no futsal quanto no futebol de campo. Ele já defendeu Sidrolândia em diversos campeonatos e teve a oportunidade de representar o Estado de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil de Futsal de 2025. A competição, para ele, foi um divisor de águas: “Sem dúvida, foi uma das melhores experiências que tive no futsal. Chegamos até a segunda fase, saindo para a equipe de União, do Tocantins. Na primeira fase, superamos o Instituto SET, de Goiás. Fiz uma ótima competição e marquei gol na minha estreia.”

 

Com uma rotina puxada, o atleta precisa encaixar seus treinos no único horário disponível: à noite. Trabalhando durante o dia e cursando a faculdade de Fisioterapia, Vinícius se desdobra para manter a performance. “Tenho tempo de treinar somente na parte da noite, com preparo físico na academia e treino de futsal”, diz. A rotina exige sacrifícios, mas é encarada como parte do processo de seguir ativo no esporte.

 

Em quadra, Vinícius atua como ala, posição que exige movimentação constante, leitura de jogo e capacidade técnica. Ele acredita que sua base no futsal foi essencial para desenvolver essas características. “Tenho ótima visão de jogo e sou muito bom taticamente. Desde cedo passei a jogar competições de categoria livre, o que facilitou meu desenvolvimento e me deu mais experiência.”

 

O futsal representa mais do que apenas um esporte para o jovem sidrolandense. “É uma parte de mim. Mesmo tendo uma vida fora de quadra, com responsabilidades e etc., sempre procuro estar 100% para competir em alto nível.” Essa dedicação é visível tanto em suas ações dentro das quadras quanto na maneira como encara os desafios fora delas.

 

Apesar do talento local, Vinícius reconhece que o futsal em Sidrolândia enfrenta entraves históricos. “Por muitos anos a cidade não teve muito apoio no futsal. É uma cidade com muitos talentos, mas infelizmente muitos desistiram com o tempo por falta de incentivo ao esporte.” A crítica, direta, reflete a realidade de muitos municípios brasileiros, onde a ausência de políticas esportivas estruturadas compromete a continuidade de atletas promissores.

 

Mesmo assim, ele não pensa em parar. Apesar de manter o foco na carreira acadêmica e profissional na área da saúde, o futsal segue presente em seus planos. “É um esporte que nunca é tarde demais para ter uma oportunidade. Após me formar na faculdade posso ainda tentar algo no profissional, mas preciso estar sempre atuando e treinando, para quando surgir uma competição estadual ou nacional, estar preparado.”

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.