Líder absoluto de todas as estatísticas da categoria, Ingo Hoffmann viverá uma situação um tanto inusitada na penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. A corrida deste domingo será no Autódromo Internacional de Campo Grande, uma pista onde o piloto paulista da JF-Filipaper Racing, detentor de 12 títulos nacionais na Stock, jamais venceu uma prova ou fez parte da festa dos três primeiros colocados no pódio. Na primeira apresentação da Stock em Campo Grande, válida pela quinta etapa de 2002, em 16 de junho, Ingo largou em quarto e liderava a sete voltas do final, quando teve de abandonar com problemas no motor. Beto Giorgi venceu. Em 2003, o paulista largou em 13º na segunda etapa e terminou em quinto. Na oitava prova do ano, foi sétimo no grid e abandonou num acidente já na largada. David Muffato foi o vencedor das duas corridas. "Eu não costumo dar muita bola para as estatísticas. O próprio (Michael) Schumacher diz que isso é coisa pra ele lembrar quando estiver aposentado, com os netos na frente de uma lareira", reage Ingo. "Mas não tenha dúvidas quanto ao fato de que eu quero entra na lista dos que ganharam em Campo Grande. Eu não tenho mais pretensão nenhuma quanto ao campeonato, mas continuo na briga por vitórias nas últimas corridas", avisa o duodecacampeão. Ingo, que tem no carro número 17 as cores e logomarcas de Filipaper, Castrol, Sab SP, Sab Company, Ondafresh, CMA e Cristália Genéricos, esteve no topo do pódio duas vezes neste ano, nas quinta e nona etapas, ambas disputadas no Rio de Janeiro e aparece em sétimo na classificação do campeonato. "Ainda dá para brigar por umas duas ou três posições na tabela, mas a essa altura não tem muito milagre que a gente possa fazer", reconhece. Além de Campo Grande, outras dez pistas do Brasil já receberam provas da Stock Car. Ingo é recordista de vitórias em sete delas - Interlagos (SP), Goiânia (GO), Jacarepaguá (RJ), Tarumã (RS), Guaporé (RS), Curitiba (PR) e Cascavel (PR). Esta última recebeu cinco corridas, todas com vencedores distintos. Ele está em segundo no ranking de vitórias nas pistas de Londrina e Brasília. Em Fortaleza, a única prova disputada foi vencida por Allencar Júnior. O regulamento da Stock Car V8 prevê que cada piloto descarte seus dois piores resultados ao longo da temporada. Considerando os resultados de todas as corridas já disputadas, apenas Giuliano Losacco, líder, Antonio Jorge Neto, vice, e Guto Negrão, quinto colocado, têm pontos úteis a descartar. Faltando duas etapas para o término do campeonato, a classificação, considerando entre parênteses o total com os referidos descartes, é a seguinte:
1º) Giuliano Losacco (SP/Itupetro-RC Competições), 165 (159)
2º) Antonio Jorge Neto (SP/A. Mattheis Motorsport), 125 (118)
3º) Cacá Bueno (RJ/Action Power), 114
4º) Thiago Camilo (SP/Vogel-Golden Cross), 83
5º) Guto Negrão (SP/A. Mattheis Motorsport), 80 (76)
6º) Raul Boesel (PR/Repsol-Boettger), 73
7º) Ingo Hoffmann (SP/JF-Filipaper Racing), 72
8º) David Muffato (PR/Repsol-Boettger), 64
9º) Thiago Marques (PR/Action Power), 56
10º) Pedro Gomes (SP/AMG Motorsports), 55
28º) Hoover Orsi (MS/Avallone Motorsports), 9