Coronel Sapucaia (MS) - O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel), realiza a III Copa Indígena de Mato Grosso do Sul em Coronel Sapucaia, em parceria com a Prefeitura Municipal daquela cidade. A Copa terá inicio nesta segunda-feira (24), prosseguindo até sábado (29/4). A cerimônia de abertura será às 13h30 no estádio municipal de Coronel Sapucaia.
Em seguida, serão realizadas as três primeiras partidas da fase classificatória. Às 14h, Ava Katupyry e Bororo abrem oficialmente a terceira edição dos Jogos Indígenas de MS. Onguçu e Ava Te´É fazem a segunda partida e, fechando a rodada, Ava \'Nembiara enfrenta a equipe Pirajui, em jogo previsto para às 16h.
No total, onze equipes representantes de aldeias sul-mato-grossenses participam da terceira edição da Copa Indígena. As equipes representam aldeias das etnias Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá, Ofaié e Terena, aldeias estas oficializadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
As equipes que disputam o título inédito da Copa de Futebol Indígena de MS são: Ava\'ñembiara/Kaiowá (Amambai); Pirakuá/Kaiowá (Bela Vista); Te\'yikue/Kaiowá (Caarapó); Ava Katupyry/Kaiowá (Coronel Sapucaia); Herená/Terena (Dois Irmãos do Buriti); Nhandevá/Guarani-Nhandevá (Eldorado); Pirajuí/Guarani (Paranhos); Onguçu/Guarani-Kaiowá (Dourados); Porto Lindo/Guarani (Japorã); Avá Te\'é/Kaiowá (Douradina); e, Ava Tavyterã/Kaiowá (Tacuru).
Na quarta-feira (26/4), acontece o Fórum Indígena, realizado anualmente, com o objetivo de reunir e integrar as comunidades indígenas estaduais, discutindo propostas e assuntos pertinentes à comunidade em geral. O Fórum, também possibilita a discussão das políticas desportistas indígenas do Estado para o próximo ano, como os Jogos Indígenas de MS (JIMS).