Quinta-feira, 19 de junho de 2025, 16:40

I Seminário do Projeto Xadrez nas Escolas começará nesta quarta

Xadrez
com sejel - 12 de set de 2006 às 12:22 348 Views 0 Comentários
I Seminário do Projeto Xadrez nas Escolas começará nesta quarta

Campo Grande (MS) - Nos próximos dias 13 e 14 de setembro, o Governo Estadual e as secretarias da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel) e de Educação (Sed) realizam o I Seminário do Projeto Xadrez nas Escolas. O evento acontece na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado e terá a presença de professores da rede pública estadual de ensino, de Campo Grande.

Segundo Célia Cordeiro, uma das coordenadoras do projeto, o objetivo é promover a capacitação, atualização e troca de experiências das atividades do projeto Xadrez nas Escolas. A programação prevê uma palestra com o professor Doutorando Fernando Cezar de Carvalho Moraes, além de convidados especialistas da Federação Sul Mato-grossense de Xadrez (Fesmax), Marcelo Gralha e Danny Dávalos. 

Em MS, o projeto Xadrez nas Escolas é desenvolvido desde 2004, proporcionando a prática do xadrez em escolas públicas. "Por ser um esporte pedagógico que auxilia no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares, o xadrez estimula o espírito competitivo e de autoconfiança, se adequando às exigências da educação moderna", fala Célia.

Atualmente cerca de cinco mil estudantes são beneficiados com o projeto, participando de aulas semanais e eventos motivadores. Um dos resultados visíveis do projeto Xadrez nas Escolas é o crescimento contínuo da modalidade e a conquista de novos adeptos.

Além de melhorar o raciocínio e a concentração, o xadrez possibilita o desenvolvimento da criança e do adolescente, sendo ainda, utilizado pelos professores como instrumento para trabalhar as capacidades relacionadas ao pensamento crítico, como auxiliar ao "aprender a pensar".

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?