Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026, 19:10

Henrique relembra início no futsal e consolidação no futebol profissional em Naviraí

da redação - 6 de jan de 2026 às 14:54 58 Views 0 Comentários
Henrique relembra início no futsal e consolidação no futebol profissional em Naviraí Da Redação

A trajetória do jovem atleta Henrique Pereira no futebol profissional começou ainda cedo e tem ligação direta com o interior de Mato Grosso do Sul. “Eu comecei jogando futsal pela escolinha de Iguatemi”, relembra. A mudança para Naviraí aconteceu aos 14 anos e foi determinante para o avanço da carreira. Segundo ele, foi na cidade que passou a disputar competições mais estruturadas e a ganhar visibilidade dentro do esporte.

 

Após chegar a Naviraí, Henrique defendeu equipes da região, como Urso e Instituto Ismaily, até alcançar o Naviraiense, clube da sua cidade. “Depois fui para o Naviraiense jogar o Sub-17, onde fiz um bom jogo e fui chamado para treinar no profissional”, conta. A rápida transição da base para o time principal chamou atenção pelo pouco tempo de adaptação. “Chamei a atenção do professor e estreei no profissional como titular apenas com 16 anos”, afirma.

 

A estreia precoce no futebol profissional veio acompanhada de uma conquista marcante. “Tive o prazer de ser campeão sul-mato-grossense da Série B, meu primeiro título no profissional”, destaca. A partir desse momento, Henrique passou a ter sequência de jogos na equipe principal e segue atuando até hoje. “Depois tive muitos jogos pelo profissional e sigo até hoje”, resume.

 

Mesmo com a ascensão rápida, o atleta afirma que o sonho de viver do futebol sempre esteve presente. “Eu sempre acreditei nesse sonho desde pequeno. Sempre soube que, com muito trabalho e dedicação, iria chegar”, relata. Para ele, o apoio familiar foi decisivo ao longo do processo. “Com o apoio da família, tudo é mais fácil”, completa.

 

Entre os desafios enfrentados, Henrique aponta que as dificuldades não se limitaram ao aspecto físico ou técnico. “As minhas maiores dificuldades foram o psicológico, quando chegou a fase ruim”, explica. Segundo ele, a pressão foi constante desde o início da carreira. “Pessoas falando que eu caí de rendimento e a pressão que eu sempre tive, muita, por ter estreado muito cedo e sempre fui muito cobrado”, diz.

 

Ao falar sobre as pessoas que marcaram sua caminhada no esporte, Henrique cita a família como principal base. “Meu vô sempre colocou na minha cabeça que eu ia conseguir”, afirma. Além dele, o atleta reforça o papel do núcleo familiar. “Minha família sempre me apoiou, nunca me deixou desistir”, acrescenta.

 

Na rotina atual, o foco está na preparação física e no desempenho dentro de campo. “Eu sempre busco evoluir meu condicionamento físico”, explica. Em relação ao jogo, ele destaca um objetivo claro. “Sempre busco fazer gol”, afirma. Questionado sobre suas características, Henrique se define de forma direta. “Minhas principais características são jogar com a bola no pé e marcar bem”, relata.

 

Defender Naviraí em competições regionais e estaduais tem um significado especial para o atleta. “Representa muito levar o nome da cidade e do clube para onde eu for”, destaca. O sentimento de pertencimento aparece como um fator motivador ao longo da carreira.

 

Sobre planos futuros, Henrique mantém metas objetivas. “Chegar a clubes de alto nível e conquistar muitos títulos”, projeta, ao falar dos objetivos a curto e longo prazo no futebol.

 

Ao deixar uma mensagem para outros jovens da cidade que sonham em seguir o mesmo caminho, o atleta reforça valores ligados à dedicação diária. “Se dedicar, focar e trabalhar muito”, aconselha. Para ele, o esforço contínuo é determinante. “Quem trabalha, Deus ajuda”, conclui.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.