Campo Grande (MS) - 6 anos atrás, Willian Cica e Rodrigo Mendes se conheceram na faculdade. Alguns anos depois, os dois começaram a trabalhar em um grupo de corrida pioneiro de Campo Grande. Trabalharam lá por 3 anos, aprendendo e conhecendo novas pessoas.
Foi aí que Willian e Rodrigo começaram a reparar na criação de vias e espaços para a prática de esporte na Capital. Surgiu, então, a ideia de utilizar a Orla Morena e a Via Morena para a realização de treinamentos, que geralmente acontecem no Parque dos Poderes e na Avenida Afonso Pena, acessibilizando a prática dessa modalidade para outras pessoas.
Em março deste ano, os amigos tiraram o projeto Via Run do papel, tornando-o uma realidade, e recebendo grande aceitação na cidade. Atualmente, o grupo conta com 14 participantes, todos eles iniciantes, mas que já participam de provas regionais e algumas nacionais. Os exemplos são Elizabeth Osmar, 55 anos, que irá participar da Corrida da Garoto, em setembro, no ES, José Alves, 50 anos, e Sergio Cardoso, 44 anos, que estão confirmados na São Silvestre de dezembro, em SP, e Ludmila Sieczko, 36 anos, que participou de uma das etapas do Circuito Vênus, em julho, no RJ.
Quatro atletas da Via Run viajam na madrugada desta quinta-feira (16) para o Rio de Janeiro, para representar a equipe e o Estado, onde disputarão a XVI Meia Maratona Internacional do Rio 2012, de 21km, que acontece a partir das 8h de domingo (19).
As expectativas são as melhores. "Por ser a primeira vez que o grupo participa de um evento em outro estado, de nível nacional, queremos conhecer outros atletas e trocar experiências, para podermos trazer novidades para nossos alunos, que estão iniciando e querem participar dessas provas também. Além de superar nossos limites, diminuindo o tempo de cada um", afirmou Rodrigo Mendes.
Todas as pessoas podem participar do grupo, independente da idade e sexo, sendo necessário apenas um atestado médico alegando que o indivíduo está apto para a pratica da atividade física. "Os interessados podem nos procurar em nosso local de treino, no início da Orla Morena, as terças e quintas, das 7h às 9h, e das 17h às 19h30, e aos sábados, das 7h às 9h30. Ou acessem nossa página no Facebook http://www.facebook.com/via.run.7", acrescentou Rodrigo.