Entrando no calendário da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) no vácuo da extinção da Fórmula 3.000, a Fórmula GP2 quer ser a porta de entrada da Fórmula 1. A competição chega com a responsabilidade de atrair para si os olhares dos chefões do circo e oferecer provas suficientes de que seus pilotos têm possibilidade de fazer bonito na principal categoria do automobilismo.
Mas se ocupa o espaço da F-3000 no calendário, a nova categoria é bem diferente tecnicamente de sua antecessora. Na GP2 todas as equipes vão correr com carros semelhantes. Os chassis serão produzidos pela Dallara, os motores fornecidos pela Renault (V8 de 4 litros), câmbios semi-automáticos de seis marchas com acionamento no volante e os pneus de fornecimento exclusivo da Bridgestone.
As corridas vão sempre anteceder as disputas dos GPs da F-1 na Europa. Assim, o calendário de 24 provas em rodadas duplas começa neste sábado, em Ímola. Os treinos livres para a primeira etapa da GP2 começam nesta sexta-feira, no circuito de Ímola. As rodadas serão duplas, exceção para a de Mônaco, com provas realizadas no sábado e domingo. No primeiro dia será disputada uma prova longa de 180 quilômetros. No segundo, a versão curta de 80 quilômetros.