São Paulo (SP) - No próximo mês, na Austrália, a Fifa vota a aprovação de um projeto que vai obrigar os clubes de futebol a informar à entidade quem são, de onde vem e qual a origem de seus sócios/parceiros.
As novas regras foram elaboradas pela Fifa Club Task Force, força-tarefa criada para impedir a entrada de dinheiro de origem ilegal nas agremiações ao redor do mundo. Um dos casos que provocou esta postura da Fifa foi a frustrada parceria entre Corinthians e o fundo de investimento MSI.
Segundo Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol e da FCTF, o projeto faz com que os clubes revelem quem está bancando o Departamento de Futebol. "E mais: queremos saber quem detém o controle destas empresas ou investidores", disse o dirigente ao Blog do Boleiro.
A idéia é fazer com que as operações financeiras envolvendo transferências de jogadores, aquisições de sociedades e até co-gestões passem através da estrutura da Fifa. "Os clubes terão que mostrar a origem do dinheiro", afirmou Teixeira.
A força-tarefa conta com 13 integrantes, entre eles o brasileiro Mustaphá Contursi, ex-presidente do Palmeiras. A criação da FCTF foi determinada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, que vem se mostrando contrário à interferências de empresas e fundos no mercado mundial da bola.
No dia 30 de dezembro de 2007, em seu discurso de final de ano, Blatter já anunciou a tomada de uma série de medidas para restringir a "influência de terceiros" nas negociações de compra, venda e empréstimo de atletas.
O recado foi claro: a Fifa está preocupada com a influência do "capital ilegal" nas transações entre equipes. Os casos mais recentes se referam à entrada de investidores russos (boa parte com mandados de prisão expedidos na Rússia) em clubes ingleses e também a parceria entre Corinthians e MSI.
Aliás, na fala de Blatter - na noite em que Kaká e Marta foram eleitos os melhores do mundo em 2007 - um exemplo é citado e envolve o clube brasileiro. "As novas regras contém agora mecanismos que, em direta resposta ao caso Tevez, impedem terceiros de influenciarem as transferências."
O atacante argentino, contratado pelo MSI, deixou o Boca Juniors e veio jogar no Corinthians. Depois, orientado pelo iraniano Kia Joorabchian (homem de frente do fundo de investimento), deixou o Brasil. Foi emprestado para o West Ham e, meses depois, transferido para o Manchester United, onde joga atualmente.
A Fifa, como a Polícia Federal brasileira, vê nestas movimentações indicativos claros de lavagem de dinheiro de origem ilegal.