Sexta-feira, 18 de julho de 2025, 10:41

Fifa ordena que times cedam jogadores sub-23 para Olimpíadas

uol - 10 de jul de 2008 às 16:43 98 Views 0 Comentários
Fifa ordena que times cedam jogadores sub-23 para Olimpíadas

Zurique (Suiça) - A Fifa ordenou nesta quinta-feira que os clubes liberem os jogadores com idade até 23 anos para as Olimpíadas de Pequim. "A liberação dos jogadores com menos de 23 anos sempre foi obrigatória para todos os clubes", declarou a entidade em nota oficial.

Um porta-voz da Fifa disse que vários clubes com jogadores convocados enviaram questionamentos sobre a obrigatoriedade da liberação, já que os mesmos estarão em preparação para seus campeonatos nacionais. "Para Pequim 2008, o mesmo princípio aplica-se", retificou o órgão máximo do futebol mundial.

A Fifa e o Comitê olímpico Internacional (COI) fizeram um acordo de liberação apenas para jogadores com até 23 anos, apesar do torneio de futebol permitir a participação de três atletas com idade superior.

Os clubes não são obrigados a liberarem os jogadores acima da idade limite, mas a Fifa sempre pediu para que o "espírito Olímpico" fosse respeitado. O Brasil encontra vários problemas quanto a essa questão, já que vários times tentam impedir que seus atletas não participem dos Jogos, como Diego do Werder Bremen e Rafinha, do Schalke 04.

Além do problema com os jogadores até a idade limite de participação nas Olimpíadas, o Brasil sofre também com a barragem dos clubes sobre os jogadores mais experientes. Kaká não foi liberado pelo Milan, que por sua vez divulgou que o meia quem não quis ir à Pequim, por estar cansado. Mas o jogador reafirmou que o veto partiu sim do clube italiano.

Juan e Lúcio, cogitados para defenderem também a seleção olímpica, foram outros a não serem liberados, respectivamente por Roma e Bayern de Munique. O caso mais polêmico é o de Ronaldinho Gaúcho, meia que não faz parte dos planos do Barcelona para a próxima temporada, mas também foi vetado de participar de Pequim-2008 pelo time catalão.

Ronaldinho foi convocado por Dunga e ainda tem sua participação na China incerta. Até mesmo Robinho, um dos jogadores com mais de 23 anos selecionados, teve certa resistência do Real Madrid quanto a liberação do atacante, mas não deve causar problemas a seleção.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.