Campo Grande (MS) - Mantendo a mesma fórmula de disputa deste ano - conforme manda o Estatuto do Torcedor, começa a ser preparado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul e pelos clubes associados a edição 2009 do Campeonato Estadual Sul-mato-grossense de Futebol Série A. O primeiro encontro pré-arbitral será nesta sexta-feira (17), às 10h, na sede da Federação.
Desta vez, a FFMS espera contar com 18 times, sendo os mesmos 16 que disputaram a competição em 2008, mais dois que subirão do Estadual Série B. Na reunião, serão tratados assuntos como início e término da competição, período de inscrição de jogadores, valor dos ingressos, laudos técnicos dos estádios, além de detalhes sobre a promoção dos jogos visando levar maior número de torcedores ao estádio.
Ao contrário do que foi veiculado em alguns meios de comunicação, não houve o fim do rebaixamento. Ele já estava previsto para as equipes da Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc) e Clube Atlético Paranaibense, que no início do ano pediram para não participar do Estadual, e como diz o regulamento (artigo 45), foram punidas com o descenso - sem suspensão por 2 anos, já que avisou em tempo hábil a FFMS.
O que pode atrapalhar os planos da Federação em ter as 18 equipes na competição é a situação das pendências financeiras de alguns times junto à FFMS/CBF, quesito importante que poderá inviabilizar a participação de Coxim, Rio Verde, 7 de Setembro, Pantanal e Corumbaense. Apesar disso, Ricardo Pereira, assessor da FFMS, afirmou por telefone ao Esporte Ágil que basta que as equipes mostrem interesse para que a dívida possa ser discutida. "O negócio é eles se manifestarem", simplificou.