Domingo, 06 de julho de 2025, 10:47

Fabio Cannavaro vence o prêmio de melhor jogador da Fifa 2006

ge.net - 18 de dez de 2006 às 19:10 240 Views 0 Comentários
Fabio Cannavaro vence o prêmio de melhor jogador da Fifa 2006 Zagueiro italiano é o primeiro jogador da posição a conquistar este Prêmio

Zurique (Suíça) - Se Zinedine Zidane e Ronaldinho Gaúcho representaram com categoria o futebol-arte, nada mais justo que o zagueiro italiano Fabio Cannavaro vencesse o prêmio de melhor jogador do mundo em 2006. Afinal, na Copa do esquema com um atacante, o que predominou foi a defesa e a disciplina tática, personificadas pelo capitão da Azzurra.

É claro que Ronaldinho Gaúcho levou o Barcelona às importantes conquistas da Copa dos Campeões e do Espanhol, mas desapareceu com a seleção brasileira na Alemanha, competição mais importante do ano. Zidane deixou sua marca de elegância na seleção francesa, mas se irritou com as provocações de Materazzi e se aposentou de forma melancólica, sendo expulso na final após dar uma cabeçada no adversário.

Criado nas peladas de rua do subúrbio napolitano de Fuorigrotta, Cannavaro desenvolveu na infância seu senso defensivo e seu instinto de antecipação, características que lhe renderam o prêmio de 2006, quebrando uma escrita das 15 edições anteriores.

Esta é a primeira vez que um zagueiro é homenageado com esta honra individual, a mais importante do futebol do futebol mundial. O mais perto disso ocorreu em 1991, quando o craque alemão Lothar Matthäus, que atuava como líbero saindo para o jogo, foi o escolhido.

Nascido em 1973, Cannavaro fez sua estréia na Série A com a camisa do Napoli vinte anos depois. Antes de chegar ao Real Madrid, seu atual time, passou pelo Parma, pela Internazionale e pela Juventus.

No time de Turim, em 2006, o zagueiro teve de lidar com o escândalo de manipulação de resultados, que levou sua equipe a ser rebaixada para a segunda divisão e a perder os títulos das duas temporadas mais recentes.

A volta por cima se deu na Copa do Mundo, em julho, quando a seleção italiana chegou desacreditada na Alemanha, em meio ao escândalo, e conquistou o título. Após levantar a taça Fifa, ele se transferiu para o Real Madrid, demorou a embalar, mas realizou boas performances, que o levaram ao feito. Além do prêmio da Fifa, Cannavaro ainda levou a Bola de Ouro, oferecida pela tradicional revista France Football.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.