Campo Grande (MS) - Com a campanha de uma vitória e duas derrotas, a Escolinha Pelezinho encerrou ontem (25) sua participação na 17ª Copa Mundial Comunitária de Futebol, em Yachiyo, no Japão. Na despedida da competição, a equipe brasileira, jogando com quatro desfalques que sentiram dores musculares, foi derrotada pela forte Tokio Chy por 4 a 0.
"Fica a experiência de que se não houver um tempo maior de preparação e um maior apoio do poder público fica difícil uma boa participação em uma competição deste nível, pois as equipes participantes são seleções que se prepararam com uma antecedência de 7 a 8 meses, com uma estrutura invejável e com grande apoio do poder público local", diz Julio Cesar Pelezinho, técnico da equipe.
Na primeira partida, no dia 24 de dezembro, a equipe conseguiu apresentar um bom futebol e venceu a seleção de Okinawa por 2 a 1, com o atacante Rodrigo fazendo os dois gols do time brasileiro. No período da tarde, a equipe sentiu o desgaste de partidas seguidas e perdeu por 2 a 1 para os japoneses de Tokio, de virada. Lucas Arion abriu o placar para o Pelezinho, que depois do intervalo não suportou os dois jogos no mesmo dia e sofreu dois gols que decretaram a derrota.
O professor Julio Cesar disse que foram relevantes os aspectos culturais adquiridos pelos atletas, como conhecer o Japão, vivenciar o cotidiano da família japonesa, sua cultura e beleza, mas que agora também deve-se pensar, daqui por diante, em formar uma equipe competitiva que venha a também conseguir bons resultados dentro da competição.
"Considero muito bom ter voltado ao Japão e observado que houveram grandes mudanças no aspecto técnico das equipes, que apresentavam antes grande capacidade física e tática, mas agora melhoraram técnicamente, demonstrando uma grande evolução nesses 13 anos em que ficamos ausentes da competição", conclui.