Campo Grande (MS) - A Escola Estadual Vespasiano Martins, em Campo Grande, realizará neste sábado (25), às 08h30, a IX edição do seu Festival de Xadrez. A partir deste ano, o evento que era anual, passará a ser semestral. O torneio será disputado no Geral e nas categorias Cadete, Infantil e Mirim nos naipes masculino e feminino e conta com o apoio da SED, COCESP, APEF-MS e FESMAX.
Desde 2000, quando foi realizado o primeiro torneio, a escola já conquistou diversos títulos municipais e estaduais. "Conquistamos três torneios juvenis e dois infantis nos Jogos Escolares de Campo Grande até 2004. Em 2005, conquistamos o troféu de campeão feminino nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS), em Jardim, e o vice-campeonato nos Jogos da Juventude, realizados em Corumbá", informou a diretora da escola, Denise Martins Ferreira.
Na edição de 2007, sob coordenação do Professor Nazir Salim, com a participação de 72 enxadristas, a vencedora do VII Festival foi Jussara Prates e na VIII edição, realizada em 2008, com 30 enxadristas selecionados, Vanessa Nogales foi campeã invicta.