Segunda-feira, 20 de outubro de 2025, 02:19

Entre trilhas, tatame e maternidade: a rotina esportiva de Noemi de Carvalho

da redação - 1 de out de 2025 às 14:56 57 Views 0 Comentários
Entre trilhas, tatame e maternidade: a rotina esportiva de Noemi de Carvalho Da Redação

“Meu sonho é conhecer o Brasil através do trail run.” A frase de Noemi de Carvalho Silva, 30 anos, resume uma parte importante da sua relação com o esporte. Natural de Aquidauana (MS), nascida em 7 de abril de 1995, ela encontrou no esporte um caminho para superar desafios diários, conciliar diferentes papéis e se redescobrir.

 

O início dessa trajetória aconteceu de forma espontânea. Foi o marido quem a apresentou ao universo da corrida. “Comecei através do meu marido, que começou a correr, e embarquei nessa jornada também”, conta. Logo em seguida, ela se uniu ao grupo de corrida de Anastácio, o Pantanus Runners, e viveu uma experiência marcante. “Fomos em um treino no Morro do Paxixi e me encantei pelo trail run. Correndo e vivenciando a paisagem foi surreal.”

 

Antes da corrida, porém, o tatame já fazia parte de sua vida. “Meu primeiro esporte, minha primeira paixão, foi o jiu-jitsu. Participei de dois campeonatos e conquistei duas medalhas de ouro. Atualmente sou faixa azul.” A luta abriu espaço para uma rotina competitiva, mas foi na corrida que Noemi passou a ampliar seus limites. “Na corrida comecei com 5 km. Já na minha primeira prova peguei pódio geral. Fui aumentando as distâncias e fiz minha primeira meia-maratona na trilha, já pegando o 2º lugar geral.”

 

Se a relação com o esporte cresceu, o mesmo aconteceu com a necessidade de equilibrar treinos e responsabilidades fora dele. “Atualmente tenho uma rotina puxada. Trabalho na fazenda, tenho que ter disciplina e foco para conciliar os treinos, o trabalho, a casa e os filhos.”

 

Apesar do cansaço, ela explica que o esporte passou a ser também um momento de escape. “Os momentos difíceis dos treinos, às vezes, são o cansaço do dia. Escurece e temos que treinar na luz da lanterna. Mas também é uma terapia. Depois de um dia cansativo de trabalho, ir treinar, ver o pôr do sol e sentir o vento no rosto é gratificante. Uma terapia.”

 

Os filhos acompanham de perto essa rotina. “Meus filhos amam esse esporte, que é a corrida. Eu saio para treinar e eles vão também.” Para ela, envolver a família no processo reforça a importância da atividade física. “O esporte traz uma mudança muito grande nas nossas vidas. Mudamos nossos hábitos, alimentação, pensamentos, a forma de encarar a vida. Na maternidade, criar filhos nesse meio do esporte é gratificante.”

 

As competições, por sua vez, são encaradas com naturalidade, sem perder o significado. “Nas competições a adrenalina é muito grande. Ao longo do caminho vai se acalmando, admirando a paisagem e agradecendo por tudo o que passei para realizar os treinos. Concluir a prova é um dever cumprido.”

 

O apoio do marido é uma das bases dessa caminhada. “Meu marido é o meu maior incentivador e inspiração para continuar.” Com isso, Noemi tem conseguido manter a disciplina necessária para participar de diferentes desafios. Atualmente, seu foco está no calendário de provas do Estado. “Meu próximo objetivo é completar o Circuito Sesc Trail Run. Estou participando pela G2 Esporte e liderando o ranking feminino dos 21 km.”

 

Além disso, ela já se prepara para ampliar os horizontes em 2026. “Ano que vem estarei participando de uma das maiores provas de trail do Brasil, que é a Indomit. Vou me desafiar nos 21 km de montanha.”

 

Entre trilhas, treinos noturnos e o tatame, Noemi encara o esporte como parte essencial da sua vida. “No momento, a corrida e o jiu-jitsu estão sendo um estilo de vida, mas quem sabe daqui um tempo. Só Deus sabe.”

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?