Sexta-feira, 17 de outubro de 2025, 22:11

Entre quadra e campo: José Henrique fala sobre desafios e sonhos no futebol

da redação - 15 de out de 2025 às 14:38 55 Views 0 Comentários
Entre quadra e campo: José Henrique fala sobre desafios e sonhos no futebol Da Redação

José Henrique Araújo da Cruz, nascido em 24 de fevereiro de 2006, em Dourados, começou a trajetória no esporte muito cedo. Aos cinco anos, em 2011, iniciou na escolinha Semect de Fátima do Sul, jogando futsal como ala esquerda. "Comecei primeiro no futsal, logo após fui indo aos poucos para o futebol", explica o atleta, que atualmente concilia treinos, competições e trabalho.

 

Ao comentar sobre as diferenças entre as duas modalidades, José Henrique destaca aspectos técnicos e táticos que exigem adaptação do jogador. "No futsal você tem que usar mais a cabeça, é diferente do campo. A quadra é mais curta, tem menos espaço, principalmente para quem é ágil e gosta de 1x1. Já no campo você tem uma visão diferente sobre tudo, tem sempre que estar atento a todo lance, com ou sem a bola nos pés, marcando ou atacando", detalha. Apesar de se destacar em ambas as modalidades, ele ressalta que se tivesse que escolher uma, optaria pelo futebol: "Se fosse escolher, ficaria com o futebol".

 

Aos 17 anos, José Henrique já possui experiências importantes no cenário esportivo estadual e nacional. Entre os destaques de sua carreira, ele cita o vice-campeonato estadual sub-20 de 2025 e a participação na Copa do Brasil em 2023 pela equipe do Instituto AEFA. "Creio que o vice-campeonato estadual sub-20 2025 e minha participação na Copa do Brasil em 2023 pela equipe do Instituto AEFA foram momentos marcantes da minha carreira", comenta.

 

Para manter o alto nível de desempenho, José Henrique enfatiza a importância do cuidado com a forma física e mental. "Eu procuro sempre me manter em forma e com a cabeça boa, é importante você se cuidar se quiser manter um alto nível sendo atleta. Faço exercícios leves em casa e voltando aos poucos para a academia. Tento reconciliar tudo isso com o trabalho também", afirma.

 

O jovem atleta também compartilha sua inspiração desde a infância. "Meu ídolo de infância sempre foi o Neymar, mas se for falar por posição, sempre me inspirei no Marcelo e no Jordi Alba", revela. O sonho de se tornar jogador profissional sempre esteve presente em sua vida: "Meu sonho sempre foi ser jogador de futebol profissional, desde pequeno sonho em chegar no alto nível do futebol mundial".

 

Ao comentar sobre o cenário do futebol em Mato Grosso do Sul, José Henrique aponta aspectos que precisam de atenção. "Eu acho que o futebol do nosso estado tem muito que melhorar, principalmente em quesitos de arbitragem e profissionalismo. Já vimos muitos erros em questão disso em jogos importantes. Tinha que dar um apoio a mais também a clubes que precisam disputar competições com clubes da primeira divisão", afirma.

 

Atualmente, seu foco está em uma competição específica, mas o atleta mantém o objetivo de crescimento constante. "Meu foco e objetivo no momento é chegar bem para a Copinha. Acredito no meu futebol e no quanto posso ajudar minha equipe. Vou seguir trabalhando como sempre fiz para melhorar cada dia mais e, quem sabe, ter uma oportunidade em algum clube para mostrar meu futebol", conclui.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?