Domingo, 15 de junho de 2025, 13:49

Em Bordeaux, jogadoras são alertadas sobre a importância da reidratação

imprensa cbf - 24 de jul de 2024 às 11:47 171 Views 0 Comentários
Em Bordeaux, jogadoras são alertadas sobre a importância da reidratação Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

O verão francês tem registrado temperaturas altas em todo o país. É assim também em Bordeaux, onde a Seleção Brasileira está concentrada para a disputa da primeira fase dos Jogos Olímpicos. Em razão disso, a recomendação às atletas é para que atentem quanto à necessidade constante de reidratação.

Logo durante a primeira atividade de campo da equipe em Bordeaux, na sexta-feira (19), fazia 29 graus à noite na cidade, com sensação térmica de 32 graus. Depois disso, o tempo ficou mais ameno por três dias, mas o calor já retornou com força.

“Durante as convocações, todos os cuidados são tomados pelo Núcleo de Saúde e Performance da CBF para que as atletas estejam nas melhores condições, podendo atingir o máximo desempenho. Para isso, focamos bastante nos métodos de recuperação, que incluem uma boa qualidade do sono, alimentação e hidratação adequadas, o que também vem sendo feito aqui na França, além das atividades específicas com as fisioterapeutas (Ana Romancini e Letícia Ribas) e os massagistas (Carlos Alves e Leandro Fidelis)”, explica a médica Lygia Neder, coordenadora do Departamento Médico das Seleções Femininas da CBF.

“Considerando a temperatura local elevada e as consequências associadas à mudança do fuso horário, diversas estratégias são elaboradas para contornar as dificuldades”, ela acrescenta.

Também em Bourdeaux com a Seleção Brasileira, o médico Leandro Shimba conta que as orientações dadas as jogadoras sobre o modo mais adequado para lidar com a questão são reiteradas sistematicamente.

“A perda de sais minerais aumenta o risco de câimbras. A nossa orientação é para que elas consumam isotônicos nos intervalos. A preferência pelo isotônico é porque ele reidrata mais rápido. Quando o organismo absorve água com sais minerais e glicose, nosso corpo tem o sistema de transporte ativo mais acelerado que o da ingestão de água simplesmente pura”, diz Shimba.

No início de cada jogo da Seleção, após o aquecimento, as jogadoras tendem a apresentar uma temperatura corporal entre 37 e 38 graus. Em geral é isso, porque varia de atleta para atleta. Mas, ao final do primeiro tempo, essa temperatura pode chegar a 39 graus ou um pouco mais.

Alimentação

A nutricionista Tiemi Saito, da Seleção Brasileira Feminina, atua em conjunto com a equipe do Núcleo de Saúde e Performance da CBF para a definição dos cardápios e suplementação da equipe. Há muitos aspectos que devem ser levados em consideração para as escolhas.

“Nós temos aqui o histórico de cada uma das atletas e continuamos coletando informações para que esse banco de dados fique cada vez mais robusto. Assim, podemos individualizar as recomendações; se uma atleta tem o hábito de perder mais peso em líquido corporal, já fazemos uma hiper-hidratação na preparação do jogo para que não desidrate de forma prejudicial. Imediatamente após o jogo, cada atleta recebe a reposição de líquidos de acordo com o peso perdido. Se há uma perda de 2% ou mais de seu peso corporal em líquido, o risco de lesão aumenta e o rendimento físico pode ser afetado”, relata.

”No próprio cardápio a gente consegue trabalhar essa questão do teor de águas nos alimentos. Então, se o dia vai ser mais quente, coloca frutas ricas em água. Tudo segue critérios bem definidos no início do planejamento”, conta Tiemi.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?