O argentino Horacio Elizondo, árbitro que apitou a final da Copa do Mundo 2006, entre Itália e França, e que hoje está aposentado, contou que o meio-campista Zinedine Zidane afirmou que ele tinha acertado ao expulsá-lo no histórico jogo do dia 9 de julho.
Zidane deu uma cabeçada no peito do zagueiro italiano Marco Materazzi. Elizondo, auxiliado pelo quarto árbitro, expulsou o francês. A Itália venceu a decisão nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.
\"Ele (Zidane) disse que eu estava correto, que ele merecia ser expulso, mas que Materazzi o havia ofendido e merecia punição da minha parte. Perguntei o que Materazzi havia dito a ele. Porém, Zidane virou as costas e foi embora\", contou, em entrevista à Folha de S.Paulo.
Elizondo acrescentou que se tivesse ouvido a agressão verbal de Materazzi também o teria expulsado de campo.
\"Se eu estivesse perto dele e ouvisse uma agressão verbal, expulsaria sim. Mas até hoje não se sabe ao certo o que ele falou, se foi uma provocação à mãe ou à irmã de Zidane, se foi outra coisa\", acrescentou.
Apesar da boa atuação e da importância de ter apitado a decisão de uma Copa do Mundo, o árbitro fez questão de deixar clara a sua preferência pela atuação no jogo de abertura do Mundial, entre Alemanha e Costa Rica.
\"Gostei mais do jogo de abertura. Mas fiz vários jogos bons: um Uruguai 3 x 3 Colômbia, pela minha atuação e pelo jogo, um Nacional 3 x 3 Santos, pelo partidaço, um Espanha x Áustria pelas Eliminatórias, a final entre Internacional e São Paulo na Libertadores\", comentou.