Ijuí (RS) - Em um jogo com nove gols, o Grêmio conseguiu sair com uma vitória por 5 a 4 sobre o São Luiz neste domingo, em Ijuí, em jogo válido pelo Campeonato Gaúcho. A equipe da capital segue como a única invicta na competição e ganha moral para o jogo contra o Tolima, na próxima quinta-feira, pela Copa Libertadores.
Mesmo atuando na casa do adversário, o Grêmio começou marcando o São Luiz sob pressão e não demorou muito para abrir o placar. Aos 18min, o meia Tcheco fez boa jogada pela direita e chutou cruzado. O goleiro Adílson não conseguiu segurar e Diego Souza, no rebote, fez o primeiro dos gremistas.
Três minutos depois, o Grêmio chegou ao seu segundo gol, novamente em uma jogada de Tcheco pela direita. Desta vez, o meia cruzou na cabeça do atacante Ramon, que ampliou a vantagem dos visitantes.
A equipe do técnico Mano Menezes ainda fez o seu terceiro gol aos 25min. Desta vez, o cruzamento veio da esquerda, feito por Lúcio. Éverton subiu livre e, de cabeça, ampliou.
Com a boa vantagem no placar, o Grêmio passou a administrar o jogo, tocando a bola, mas ainda assim conseguia chegar com freqüência ao gol de Adílson. No entanto, não tinha o mesmo aproveitamento em relação ao começo do jogo.
Antes do fim do primeiro tempo, o São Luiz fez seu primeiro gol no jogo. Em um rápido ataque aos 39min, Rafael Bettini aproveitou o espaço pela esquerda da defesa gremista e cruzou para Chiquinho completar.
O São Luiz voltou para o segundo tempo disposto a reagir, e fez o segundo aos 11, com Gustavo, após passe de Bettini. Quatro minutos depois, no entanto, Tcheco fez o quarto do Grêmio, após cruzamento de Ramon.
A equipe da capital voltou a se acomodar em campo e, em um intervalo de três minutos, acabou levando o empate do São Luiz. Aos 26min, Rogerinho bateu no contrapé de Saja e fez o terceiro dos donos da casa. Aos 29min, foi a vez de Gustavo aproveitar falha da defesa gremista e fazer 4 a 4.
O gol da vitória do Grêmio saiu apenas aos 38min do segundo tempo. Após passe de Lúcio, o volante douradense Lucas levou a melhor sobre Sandro e chutou colocado, sem dar chances a Adílson, assegurando o resultado positivo aos visitantes.
No fim do confronto, o técnico Mano Menezes, do Grêmio, ainda foi expulso de campo ao reclamar com a arbitragem. O jogo ficou paralisado por alguns instantes e o volante Sandro, do São Luiz, ainda recebeu cartão vermelho após chutar Patrício.
Com a vitória em Ijuí, o Grêmio chegou aos 31 pontos e segue soberano, na liderança do Grupo B do Campeonato Gaúcho. Já o São Luiz permanece com 11.
O Grêmio, agora, volta as suas atenções para a disputa da Copa Libertadores da América. A equipe irá enfrentar o Tolima, na próxima quinta-feira, na Colômbia. Os gremistas só voltam a campo pelo Gaúcho no próximo domingo, quando enfrenta o Caxias, novamente fora de casa.
O São Luiz, por sua vez, irá tentar a recuperação no Estadual na próxima quarta-feira, quando enfrentará o São José, de Porto Alegre, mais uma vez em Ijuí.