Sábado, 05 de julho de 2025, 21:35

Douradense é pentacampeão de atletismo do Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul

da redação/com dourados agora - 17 de out de 2013 às 15:15 486 Views 0 Comentários
Douradense é pentacampeão de atletismo do Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul Especialidade do douradense é aprova dos cinco mil metros

Dourados (MS) - O atleta douradense José Luis Olmedo conquistou o pentacampeonato dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul (Jams) realizados entre os últimos dias 9 e 13, em Naviraí. Durante a competição ele obteve três medalhas, sendo uma de ouro e duas de prata. Na modalidade de corrida dos cinco mil metros ele se sagrou campeão, ficando em segundo lugar nos 1.500 metros e no revezamento dos 4.400 metros.

“A prova dos cinco mil metros eu voltei a conquistar um bom resultado, já que é a minha especialidade. Nas demais, competi porque queria ajudar a equipe douradense. No final dos jogos, a cidade saiu como campeã geral na categoria masculino”, comentou Olmedo.

Ele conta que encontrou muita dificuldade nas provas, principalmente por causa da idade. “Estou com 33 anos e enquanto corria, pude perceber que era o mais velho dos competidores. Os demais eram todos jovens, cheios de vigor físico e com uma explosão muscular muito grande, por isso me sobressai na prova dos cinco mil metros, que exige mais resistência que velocidade”, comentou.

No mesmo final de semana do Jams, ele foi até Toledo, no Paraná, para participar da Meia Maratona Rotary Unimed, porém, não conseguiu completar a prova. “Eu já estava cansando, mas queria correr, só que ao longo da maratona acabei sofrendo uma lesão resultante do desgaste físico. A dor incomodava muito e fui obrigado a abandonar a prova”, disse.

Por enquanto ele se recupera para poder participar da 3ª Edição da Corrida da Saúde Cassems, que será no próximo dia 27, bem como da Maratona Ecológica de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba (PR), no dia 10 de novembro. “Estou fazendo treinos leves para não comprometer a musculatura, mas a previsão é que já na semana que vem volte aos trabalhos normalmente”, relatou ele que recebe Bolsa Atleta e busca patrocínios para continuar competindo em alto nível.

Aposentadoria

Apesar da idade, ele conta que não planeja se aposentar tão cedo. “Conforme os anos vão passando, o organismo vai diminuindo o rendimento naturalmente. Estou me preparando para continuar nas disputas, mas vou afunilar para as provas de resistência, as maratonas mesmo, já que é muito difícil competir com atletas mais novos em provas de tiro curto; eles têm mais velocidade. Mesmo assim não planejo parar, enquanto tiver forças vou continuar correndo, mesmo que seja apenas para participar”.

Exemplo em Casa

Olmedo conta que as conquistas que tem obtido estão servindo de exemplo para o filho André Luis Duarte Olmedo, de dez anos, que também mostra que tem talento para ser corredor. “Ele acompanha minha carreira e começou a participar de provas infantis, sendo campeão da edição da Maratoninha da Caixa Econômica realizada há pouco tempo, em Campo Grande”.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.