Rio Brilhante (MS) - O Águia Negra nunca deixou a zona de classificação do Grupo B nas 12 rodadas disputadas até agora pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense, e esteve na liderança em quatro rodadas. A equipe conquistou a vaga às quartas de final faltando dois jogos para o fim da primeira fase. Retrospecto positivo que contrasta com as previsões feitas no início da competição. Afinal, o time de Rio Brilhante estava desacreditado por uma temporada fraca em 2013, com eliminações precoces no estadual, na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão.
Qual a explicação para o sucesso do rubro-negro nesta primeira fase? Na opinião do técnico Chiquinho Lima, efetivado no cargo desde julho do ano passado, a resposta está na estrutura do clube e no comprometimento dos jogadores.
- O clube oferece uma estrutura sólida e funcional para trabalhar, e também trouxemos atletas que conheciam a realidade do futebol sul-mato-grossense e que vissem no Águia Negra uma oportunidade de se projetar para outros mercados. Além disso, a torcida da cidade é acostumada a ver o time brigando por títulos e nos cobra bastante - comentou o treinador.
Em campo, o Águia Negra se apresenta geralmente no clássico 4-4-2 com dois volantes e dois meias, mas conforme o adversário pode mudar o sistema de jogo para uma formação com três zagueiros ou três atacantes. O homem de referência no ataque é Marcelo Brás, mas o artilheiro é o meia Jullyan, com quatro gols marcados. Para Chiquinho Lima, o diferencial da equipe está na força do conjunto: jogadores de todas as posições já marcaram gols.
- Um exemplo disso foi a vitória sobre o Naviraiense. Entramos com três volantes, e um deles, o Abimael, atuou mais adiantado, inclusive usando a camisa 9. Ele foi o elemento surpresa e fez dois gols da vitória por 3 a 2 fora de casa - explicou.
A próxima meta do Águia Negra é alcançar a liderança da chave. Na próxima quarta-feira, a equipe recebe o Itaporã que luta para fugir do rebaixamento. No domingo, fora de casa, o duelo é contra o já classificado Ubiratan, em uma provável disputa direta pela ponta do Grupo B.