Campo Grande (MS) - Com o título estadual conquistado neste domingo (25), o Clube Atlético Coxim foi o quinto time do interior do Estado a levantar a taça do sul-mato-grossense. Ao todo, as equipes do interior conquistaram oito troféus.
Em 1984, o Corumbaense acabou com a hegemonia da dupla Operário e Comercial, após conquistar seu primeiro e único título sul-mato-grossense.
Em 1990, pela primeira vez duas equipes do interior decidiram o título. O Ubiratan, de Dourados, tricampeão estadual, levou a melhor sobre a SEM (Sociedade Esportiva Naviraiense). Na partida de ida, o time douradense venceu o Naviraiense por 1 a 0, com gol marcado por Tadeu, no Douradão.
Na final, segurou empate por 0 a 0, no estádio Virottão, bastante contestado pela torcida local que invadiu o campo, após o árbitro anular um gol legítimo de Serginho Gaúcho, em favor do time da casa, aos 44 minutos do segundo tempo. O Ubiratan voltou a levantar a taça no bicampeonato de 98 e 99 e depois foi extinto. A Sena (Sociedade Esportiva Nova Andradina) foi o terceiro campeão estadual.
Em 92, o time da região sudoeste bateu o Operário na final, no estádio Andradão. Já o time de Chapadão do Sul superou em decisões Operário e Cene, erguendo em duas ocasiões o caneco - 95 e 2002.
(Texto: Douglas Torraca)