O domingo (23) foi de muita disposição e espírito esportivo na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. Com o sol nascendo no horizonte, centenas de atletas e entusiastas do agro se reuniram para participar da Corrida do Agro – uma edição especial em comemoração aos 50 anos da instituição. O evento uniu o universo urbano e rural, promovendo não apenas uma experiência esportiva, mas também um momento de conscientização sobre a importância do setor agropecuário.
Os participantes puderam escolher entre percursos de 5 km e 10 km para corrida ou um trajeto de 2 km para caminhada. No total, cerca de 800 pessoas se inscreveram para o desafio, que ainda contou com uma forte ação social: mais de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis foram arrecadadas para serem doadas a instituições beneficentes.
Entre os destaques da competição, Giselle Amaral, que há dois meses integra a equipe da Famasul, conquistou uma excelente colocação. Além de garantir o 6º lugar na classificação geral, ela venceu na categoria feminino de 40 a 49 anos. “Assim que eu soube da corrida, quis participar. Foi algo diferente, achei o percurso bom, mas difícil, porque nunca tinha corrido fora do asfalto. Foi um desafio, mas consegui uma boa classificação, fiquei bem satisfeita com o resultado e já tenho um ano para me preparar para a próxima e melhorar ainda mais meu desempenho”, relatou.
O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, ressaltou a importância da ciência e da tecnologia no crescimento do agro em Mato Grosso do Sul e no Brasil.
“O agro é a força do nosso estado e, graças à Embrapa, Mato Grosso do Sul é referência nacional em inovação. Hoje, vimos o gado no meio das árvores, dos eucaliptos, mostrando o sucesso da integração lavoura-pecuária-floresta. Nossa agricultura e o que os nossos produtores fazem aqui são referências para o mundo, e isso só é possível graças à ciência, tecnologia e instituições que apoiam e fortalecem o setor. Parabéns a todos os envolvidos na realização desse grande evento e espero ver vocês na próxima edição da Corrida do Agro!”.
Outro momento inspirador foi a participação da influenciadora digital Bruna Lanhez, que subiu ao palco para motivar os competidores. “Nossa jornada se compara ao trabalho no campo. Primeiro você planta, depois você colhe. Tudo tem o seu tempo: há o plantio, o crescimento e, por fim, a colheita. Hoje, vocês plantaram uma semente que, lá na frente, vai mostrar que são capazes de fazer qualquer coisa. Temos um milhão de desafios por dia e muitos aqui escolheram a corrida como um momento de autocuidado e superação”.
Os vencedores foram premiados com troféus, medalhas e prêmios em dinheiro, convertidos em arrobas de boi. O campeão levou 4 arrobas, enquanto o segundo, terceiro e quarto colocados receberam, respectivamente, 3, 2 e 1 arroba.
O evento também reuniu produtores assistidos pelo Senar/MS, evidenciando a relevância do setor agropecuário e a atuação da instituição na capacitação de trabalhadores rurais. Além disso, um espaço especial chamado Clube Agrinho foi destinado às crianças, garantindo diversão e entretenimento enquanto os adultos competiam.
Para os amantes do esporte e do agro, a boa notícia é que a próxima edição já está confirmada para 2026, prometendo novas experiências e desafios ainda mais emocionantes.