Dourados (MS) - Seleção Italiana de Futsal está treinando para o Campeonato Europeu que começa no fim do mês na cidade croata de Split e entre os 20 atletas convocados pelo técnico Roberto Menichelli, nove são brasileiros naturalizados e um deles muito conhecido pelo torcedor que acompanha o futsal da região da Grande Dourados. O ala Alex Merlim, do Luparense, tem, na sua quinta convocação, a chance de disputar pela primeira vez o torneio internacional.
Além do douradense Babalu, como o jogador é conhecido na sua cidade natal, os outros brasileiros que estão no elenco italiano são Humberto Honório, Jairo Manoel Vampeta e Rodolfo Fortino, todos também do Luparense, Márcio Forte da Lazio, Douglas Nicolodi do Pôncio Pescara, Gabriel Lima e Alexander Patias do Asti Água Eve e Saad Assis do Barcelona.
Apesar da sequência de convocações – a primeira foi em um torneio internacional na Polônia -, Merlim, que joga na Itália desde a temporada 2007/2008, sabe que figurar na lista final para a competição, já que cinco jogadores devem ser cortados um dia antes do início, não será tão simples assim. “Agora a Federação Italiana não leva apenas brasileiros naturalizados, mas italianos natos também devem estar na lista”, afirmou.
A Seleção Italiana está no Grupo C da competição e joga no dia 1º de fevereiro contra a Turquia e no dia 5 contra a Rússia. A abertura será entre as seleções da Espanha e Eslovênia no dia 31 de janeiro e a decisão está marcada para o dia 11 de fevereiro.