São Paulo (SP) - O fim do controle de tração está causando uma verdadeira dor de cabeça para pilotos e dirigentes da Federação Internacional da Automobilismo (FIA). Os protagonistas do Mundial de Fórmula 1 estão preocupados com as condições de segurança durante as provas realizadas em pista molhada.
O pilotos e o diretor de corrida da categoria, o inglês Charlie Whiting, analisam uma forma de definir quando a condições de pista se transformarão em uma ameaça.
"Fernando Alonso aquaplanou e rodou durante o GP do Japão, em Fuji, no ano passado, e ainda existia o controle de tração. A ajuda eletrônica não o ajudou e isso vai acontecer com maior frequência sem o controle de tração", diz David Coulthard, um dos líderes dos pilotos, em entrevista ao site autosport.com.
O brasileiro Felipe Massa concorda com Coulthard e torce para que a temporada de 2008 não fique marcada por uma tragédia. De acordo com o piloto da Ferrari, até Michael Schumacher, heptacampeão mundial, acredita que a situação pode se complicar.
"Eu conversei com Michael Schumacher e vários outros pilotos e eles me asseguraram que será mais perigoso pilotar um carro sem o controle de tração agora do que era no passado. Outra corrida como a de Fuji seria muito perigosa", explica.
Muitos acreditam que este tipo de situação poderia provocar graves acidentes, que colocariam a vida de todos em risco. Por isso, desejam que a FIA tome alguma posição sobre a questão.
"Nós não queremos assistir a um acidente em que alguém toca em outro carro, bate, volta para a pista e sofre uma pancada como o Zanardi. Mas eu tenho confiança no Charlie, ele vai tomar as decisões corretas e vai nos ajudar. Inclusive, já está abrindo um diálogo conosco", garante Coulthard.
No entanto, apesar do aparente entendimento entre pilotos e Charlie Whiting, o inglês Max Mosley, presidente da FIA, insiste em afirmar que a segurança não será menor em corridas com chuva apenas por causa do fim do controle de tração.
"Dirigir em pista molhada é perigoso, com ou sem controle de tração. É perigoso no sentido em que você pode sair da pista a qualquer momento, mas o risco de se machucar é menor, já que a velocidade também é menor. Será mais difícil pilotar no molhado, mas é difícil de qualquer forma", afirma Mosley.