Sexta-feira, 05 de setembro de 2025, 16:51

Cauã Nunes trilha caminho no futsal e sonha em alcançar o profissional

da redação - 20 de ago de 2025 às 14:56 93 Views 0 Comentários
Cauã Nunes trilha caminho no futsal e sonha em alcançar o profissional Da Redação

O jovem Cauã Nunes Ferreira, nascido em 26 de abril de 2006, em São Gabriel do Oeste (MS), encontrou no futsal não apenas um esporte, mas também um propósito de vida. O início da caminhada veio por influência da família. “Tudo começou por influência da família, tios, primos e meu irmão. Meu irmão mais velho jogava e eu sempre ia com ele nos treinos assistir quando eu tinha 7 anos, e eu sempre ficava com vontade de jogar, mas não podia por causa da idade”, relembra.

 

A espera não durou muito. Assim que completou a idade necessária, Cauã entrou para a equipe Futsal Futuro, onde permanece até hoje. “Logo eu comecei a treinar na categoria da minha idade com o professor que virou meu amigo, e no time que jogo até hoje que é o Futsal Futuro desde essa idade”, conta.

 

No início, sua posição era debaixo das traves. “Comecei como goleiro e logo fui para a linha”, explica. A mudança abriu novos horizontes para o garoto, que encontrou no futsal uma paixão definitiva. “E desde então foi onde comecei a trilhar nos caminhos do futsal.”

 

A motivação que sustenta Cauã vem de dentro da quadra, da convivência com os amigos e do sonho de crescer na modalidade. “O que me motivou a seguir foi o amor pelo futsal, a vontade e a alegria de jogar com amigos, e claro quem sabe um dia poder seguir numa carreira profissional.”

 

Entre os vários capítulos de sua trajetória, alguns se destacam com intensidade. Ele já participou da Taça Brasil, um torneio que considera especial. “Joguei uma Taça Brasil, que é um sonho de todo atleta da minha idade poder jogar. É uma das maiores competições do Brasil, onde peguei muitas experiências e aprendizado”, afirma.

 

O título mais comemorado até aqui, porém, veio neste ano. “Um momento marcante para mim mais recente foi ser campeão estadual, um sonho que a gente sempre teve. Sempre chegávamos na final, mas sempre batia na trave. Foram dois anos em duas finais seguidas e, dessa vez, sendo a terceira final seguida, conseguimos conquistar esse título tão esperado que a gente queria muito. E também ganhamos uma vaga na Taça Brasil no ano que vem, e graças a Deus deu tudo certo.”

 

Cauã afirma que o próximo passo já está definido. “Meu sonho agora é conquistar a Taça Brasil de Futsal Sub-20 no ano que vem, e um dia poder ver meu time onde jogo desde criança no profissional. Já consegui conquistar um dos meus objetivos, que era ser campeão estadual Sub-19 e ganhar a vaga na Taça Brasil. Agora já estou focado para o meu próximo desafio, conquistar o estadual Sub-20 no mês que vem em Corumbá. Já estou me preparando e treinando para esse desafio.”

 

Mas o caminho de quem sonha em viver do futsal não é simples. Para Cauã, um dos principais desafios está fora da quadra. “As dificuldades são às vezes a falta de estrutura e incentivo para investir no MS, onde tem muitos talentos desperdiçados”, observa. Ainda assim, o desejo de seguir em frente prevalece.

 

Hoje, com o ensino médio concluído, Cauã consegue equilibrar trabalho e treinos. “Já terminei os estudos e, como ainda não faço faculdade, só trabalho. Fica um pouco melhor para treinar, os treinos são à noite, quatro vezes por semana.” Essa rotina exige disciplina, mas também abre espaço para continuar perseguindo objetivos maiores.

 

Na sua formação, algumas pessoas foram fundamentais. Cauã cita três nomes como grandes incentivadores: Célio, Cafu e Perkao. “As pessoas que mais me incentivaram foram três pessoas que foram meus técnicos e hoje são meus grandes amigos: Célio, Cafu e Perkao. O Célio deu início ao projeto que hoje é o time Futsal Futuro, foi meu técnico também e hoje é o presidente do Futsal Futuro, onde ele continua nos ajudando. O Perkao foi meu técnico também e hoje é vereador, que nos ajuda muito, corre atrás de apoios e destina emendas positivas para inscrições e para o projeto, e sempre está presente apoiando. E o Cafu ainda é meu técnico e professor. Foi um dos que mais me incentivaram. Foi com ele que aprendi tudo que eu sei sobre futsal, um cara que sempre me ajudou em tudo, em treinos e jogos, sempre me ensinou e me ensina muito até hoje.”

 

Na busca por evolução, Cauã também encontra inspiração em grandes nomes do esporte. “O jogador que me inspirou e me inspira muito é o Rodrigo Capita, um atleta que é profissional em tudo que faz na sua rotina, um jogador muito experiente.”

 

E o futuro, para ele, ainda está em construção. “Meu principal objetivo é ser um atleta de alto nível”, resume.

 

A mensagem que o jovem de São Gabriel do Oeste deixa para outros garotos que sonham em seguir a mesma trilha é simples, mas carregada de significado. “Tenham paixão pelo que fazem, sempre façam com vontade, esforço e disciplina, e com humildade. A humildade sempre vai te levar nos melhores lugares.”

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?