Quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, 19:52

Campo-grandense une Boxe, Muay Thai e Jiu-Jitsu em busca do MMA

da redação - 25 de nov de 2025 às 14:46 221 Views 0 Comentários
Campo-grandense une Boxe, Muay Thai e Jiu-Jitsu em busca do MMA Da Redação

Kauã Balbuena da Silva, natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, iniciou sua trajetória no mundo das artes marciais aos 12 anos. "Quando eu era criança, eu me metia em muitas brigas e acabava apanhando dos outros garotos. Decidi que precisava mudar essa situação, e foi assim que comecei a praticar Boxe", relata.

 

O início da prática não foi contínuo. Kauã treinou Boxe até os 13 anos, mas precisou interromper sua rotina. Apenas aos 15 anos ele retornou, desta vez praticando Jiu-Jitsu e Muay Thai. "Foi no Jiu-Jitsu que encontrei minha verdadeira felicidade, mas não pude deixar de lado o Boxe, uma modalidade na qual acredito ter talento", afirma.

 

O jovem atleta reconhece que enfrentou desafios significativos no começo da carreira. "Minhas maiores dificuldades no início foram o medo de perder e o medo de apanhar. Com o tempo e muita dedicação, consegui superar esses receios". Ele ressalta a importância do Boxe em sua formação pessoal. "Entre todas as artes marciais que já pratiquei, o Boxe tem um lugar especial, pois foi a chave para eu parar de sofrer bullying na escola".

 

Atualmente, Kauã mantém uma rotina intensa de treinos e cuidados com a saúde. "Minha rotina de treino e preparação física é bastante intensa, não só fisicamente, mas também mentalmente. Eu cuido muito da minha alimentação e do meu físico. Além disso, divido meu tempo entre trabalhar, estudar e treinar", explica.

 

Entre as lutas que marcaram sua trajetória, ele destaca uma recente competição. "A luta que mais me marcou foi a mais recente, contra o Pedro Brito, campeão escolar dos estados no Boxe, com um cartel de 27 lutas. Foi um verdadeiro show de habilidade e, apesar de não ter vencido, aprendi muito com ele".

 

Kauã encara a pressão das competições como parte do processo de evolução. "Eu lido muito bem com a pressão da luta; para mim, quanto maior o desafio, melhor a recompensa ou o aprendizado", diz. Ele também aponta suas referências no esporte: "Minhas inspirações são o meu mestre Roni Araújo, que me acolheu como um filho, e o boxeador profissional GGG Golovkin".

 

Com a experiência adquirida em diferentes modalidades, Kauã tem objetivos claros para o futuro. "Meu objetivo de carreira é unir todo o aprendizado do Jiu-Jitsu, do Boxe e das outras modalidades para me preparar e entrar no MMA. Esse é um sonho que tenho desde pequeno", afirma.

 

Sobre o cenário esportivo em Campo Grande, o atleta comenta as dificuldades enfrentadas pelos competidores locais. "No cenário atual do Boxe em Campo Grande, é difícil se destacar se você não der o seu máximo. A maioria dos atletas não tem patrocínio adequado ou a ajuda de programas como o Bolsa Atleta. Por causa disso, acabamos tendo que abrir mão de algumas coisas para conseguirmos ser reconhecidos", explica.

 

Kauã também compartilha um conselho que daria a si mesmo no passado. "Se eu pudesse dar um conselho a mim mesmo, anos atrás, quando entrei nesse mundo, seria: 'Insista nisso que te faz feliz'".

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.