A 12ª e última etapa da temporada 2004 da Stock Car V8, neste domingo no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo, fez história. Foi a vez do paulista Thiago Camilo (Vogel Golden Cross) vencer sua primeira corrida e se transformar no piloto mais jovem a conquistar tal feito, com exatos 20 anos, dois meses e oito dias. Depois porque 337 mil pessoas assistiram as 12 etapas do ano, com a média de 28.083 mil pessoas por corrida, o campeonato mais visto de todos os tempos - na penúltima etapa, em Campo Grande (MS), Giuliano Losacco já havia escrito seu nome na história da stock como o mais jovem campeão, com 27 anos. Na segunda posição da prova, chegou o piloto da Equipe Medley Genéricos Antonio Jorge Neto, seguido pelo piloto Felipe Maluhy (Bennamed Nascar). No cômputo geral, Neto acabou com a terceira posição no campeonato, com 150 pontos. Cacá Bueno (Petrobras Action Power) chegou na quarta posição e acumulou 153 (de acordo com o regulamento, Jorge Neto teve de descartar sete pontos, enquanto Bueno não descartou). "Soquei o pé no acelerador para vencer, mas não deu, o ritmo do Thiago era muito forte. Mesmo assim estou contente, porque não foi fácil a prova. Tivemos problemas para a classificação, que prejudicou demais o resultado final", explicou o piloto de 41 anos. Thiago Camilo, que desde o início da temporada esteve muito perto do lugar mais alto do pódio (antes desta vitória, Camilo conquistou quatro vezes o segundo posto), desta vez foi imbatível na pista: foi o mais rápido nos treinos livres, na classificação e na prova, com a melhor volta (1min39s913). "A corrida, de certa forma, foi tranqüila para mim. O Neto ficou preso com o Losacco, e consegui abrir vantagem. Mas sempre preservando o carro, para uma possível entrada do safety car durante a prova", explicou Camilo. "Estou muito contente, porque só quem está dentro do capacete sabe o que é vencer pela primeira vez na stock car", completou o jovem vencedor. Crucificado depois da desclassificação imposta injustamente por uma batida com Adalberto Jardim na 6ª etapa, quando fez sua estréia na categoria, em Interlagos, o piloto Felipe Maluhy conseguiu subir ao pódio pela segunda vez em sete corridas e foi elogiado. "Bom poder disputar com piloto do nível do Maluhy, quando a gente pode jogar duro, mas de maneira limpa. Eu e o Maluhy nos respeitamos na largada, e é bom saber que tem piloto assim andando na frente", disse Jorge Neto. "Sobre o Thiago nem tenho o que dizer. É um menino brilhante", completou Jorge Neto, que este ano venceu uma etapa, chegou duas vezes em segundo e marcou duas poles. Um problema de embreagem a partir da quarta volta tirou as chances de Ricardo Maurício, que correu na Equipe Medley Genéricos no lugar de Guto Negrão, vetado pelos médicos. Ricardinho acabou abandonando a prova na 23ª volta. Na largada, me espremeram no lado de fora da curva. Já tinha subido para a quarta posição, mas voltei para o sexto lugar. Depois o carro começou a perder rendimento e não deu mesmo para terminar", explicou o piloto de 25 anos, que deixou o carro na 'Curva do Café'. "Lógico que eu queria ter ido melhor. Tinha condições de brigar pelo pódio, porque o carro estava bem rápido", completou o piloto que fez a quarta melhor volta da prova. Antonio Jorge Neto definiu a temporada 2004 da Stock Car V8 como boa, competitiva. "Evoluímos muito na segunda metade da temporada. No início erramos um pouco o caminho no acerto, mas depois conseguimos voltar ao que era certo. O Andreas (Mattheis, chefe da Equipe Medley Genéricos) fez um excelente trabalho e toda a equipe está de parabéns. Brigamos até o fim e terminei o ano com um ótimo carro nas mãos. Só tenho que agradecer", finalizou o piloto de Campinas, que disputou sua segunda temporada completa pela Equipe Medley Genéricos. E nesta segunda-feira, o campeão da temporada 2004 da Stock Car V8, o paulista Giuliano Losacco, vai sentir pela primeira vez as condições que terá na próxima temporada. Nos testes coletivos marcados pela organização da categoria em Interlagos, Losacco vai pilotar pela primeira vez o carro da Equipe Medley Genéricos, onde correrá a temporada 2005 da categoria. Ricardo Maurício continua na substituição de Guto Negrão, e vai dividir o trabalho de desenvolvimento dos carros para o próximo ano.