Rio de Janeiro (RJ) - As comemorações dos 50 anos da primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, em 1958, podem ter o seu pontapé inicial na Suécia, país que sediou e decidiu a competição ao lado dos brasileiros naquela ocasião. O jornal Afton Blader, de Estocolmo, publicou nesta quinta-feira que o time comandado por Dunga fará um amistoso contra os suecos no dia 26 de março, em alusão ao título mundial brasileiro.
A CBF ainda não confirma a partida. O assessor de imprensa Rodrigo Paiva confirmou à reportagem da Gazeta Esportiva.Net que o jogo é uma possibilidade que foi levantada quando a seleção brasileira passou pela Suécia, nos amistosos contra Chile, Equador e Gana.
"Quando estivemos lá, ficou essa idéia (de realizar o amistoso comemorativo). O amistoso pode acontecer, mas nem sequer tem uma conversação e só podemos confirmar quando assinarmos contrato. A princípio é só uma idéia, mas só pode acontecer em data Fifa, porque senão os clubes não liberam os jogadores", revelou o assessor.
De qualquer maneira, o presidente da Federação Sueca, Lars-Ake Lagrell conta que faltam alguns detalhes para realizar a "festa", e ainda garante que Dunga terá que convocar os maiores astros da equipe, como Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Robinho.
Além do dia 26 de março, a Fifa estipulou os dias 6 de fevereiro, 20 de agosto e 19 de novembro para amistosos entre seleções. Os confrontos pelas Eliminatórias Sul-americanas em 2008 estão marcados para 14 ou 15 e 17 ou 18 de junho, 6 ou 7 e 9 ou 10 de setembro, 11 ou 12 e 14 ou 15 de outubro.
A decisão da Copa do Mundo de 1958 aconteceu no dia 29 de junho, em Estocolmo. Na partida, o Brasil goleou por 5 a 2, com dois gols de Pelé, dois de Vavá e um de Zagallo. Liedholm e Simonsson descontaram para os suecos.