Puerto De La Cruz (Venezuela) - Depois de ouvir muitas críticas e pregar o futebol de resultados, o técnico Dunga conseguiu fazer a seleção brasileira dar ao torcedor uma bela partida, neste sábado, em Puerto La Cruz, na Venezuela. O Brasil aproveitou-se da fragilidade do Chile, que também viveu problemas em seu elenco durante a semana, e aplicou uma goleada de 6 a 1 no Estádio José Anzoatégui.
Com o resultado, a seleção brasileira já está nas semifinais da Copa América e vai enfrentar o Uruguai, na terça-feira, às 21h45, em Maracaibo. Se não foi brilhante, o Brasil mostrou bom futebol e ganhou confiança para seguir na competição.
Robinho mais uma vez foi o destaque brasileiro ao marcar dois gols para um total de seis na competição. Números que o tornam o artilheiro da Copa América com sobras. Vágner Love, que fez bela partida, também conseguiu desencantar. Juan, Júlio Baptista e Josué marcaram os outros gols da seleção.
A partida começou estudada e lenta no meio-campo. Mesmo assim, o Brasil se impôs desde o princípio e deu dois chutes a gol com Vágner Love e Robinho antes dos primeiros 15 minutos. Doni não teve trabalho algum.
Naturalmente, o gol brasileiro saiu em uma jogada de escanteio bastante ensaiada nos treinamentos na Venezuela. Maicon desviou para trás e Juan marcou, dando tranqüilidade para o time do técnico Dunga prosseguir na partida.
O Chile, que viveu problemas internos com cinco jogadores fazendo farra na concentração, estava ainda mais apático do que no confronto válido pela primeira fase da competição. O meia Valdívia nem saiu jogando por ter comandado a noitada no hotel da seleção chilena.
Diante de um adversário bem mais fraco e combalido por causa da indisciplina do elenco, o Brasil encontrou um bom futebol e teve facilidade para envolver a defesa chilena. Aos 22 minutos, Júlio Baptista recebeu pela ponta esquerda e chutou cruzado: 2 a 0.
Seis minutos depois, Robinho fez seu quinto gol no torneio com bonito chute no canto. O atacante mostrou que segue levando a sério sua meta de ser o artilheiro da Copa América.
Após o intervalo, com Valdívia em campo, o Chile esboçou uma reação e foi ao ataque. No entanto, foi o Brasil quem fez outro gol. Robinho novamente aproveitou bola que passou por Vágner Love.
A partida ficou mais morna e o Brasil perdeu levemente seu ímpeto. Dunga poupou Robinho e testou Afonso. O centroavante cabeceou forte, o goleiro rebateu e a bola sobrou para Josué. Aos 23 minutos, o volante são-paulino fez seu primeiro gol com a camisa canarinho.
O Chile ainda encontrou tempo para fazer seu gol de honra. Em jogada de Valdívia, Suazo marcou um belíssimo gol por cobertura. O atacante já havia notado que o goleiro Doni joga sempre adiantado. Aos 39 minutos, Vágner Love marcou o seu e fechou a goleada.