Sábado, 26 de julho de 2025, 01:33

Bola comanda projeto e coloca Inocência no mapa do futsal regional e nacional

da redação - 16 de jul de 2025 às 15:10 64 Views 0 Comentários
Bola comanda projeto e coloca Inocência no mapa do futsal regional e nacional Da Redação

No município de Inocência, cidade com pouco mais de 8 mil habitantes localizada na região Leste de Mato Grosso do Sul, um projeto esportivo tem ganhado visibilidade dentro e fora do Estado. Sob a liderança de Marciel D’Arc dos Santos Silva, conhecido como Bola, o time Bola Madeira Futsal se consolidou como uma das referências do futsal sul-mato-grossense e já teve experiências em competições de nível nacional.

A história da equipe começou em 2014, com outro nome. “O time surgiu em 10 de abril de 2014. Começou como um time chamado Concha. Já no segundo ano, fomos vice-campeões do municipal. Aí tivemos a ideia de levar o nome da minha empresa que patrocina o time: Bola Madeira”, conta Bola, que é natural de Pontes e Lacerda (MT), mas mora em Inocência.

O nome da empresa virou também o nome do time, que cresceu e passou a disputar campeonatos fora da cidade. Desde então, o projeto se expandiu. Hoje, Bola acumula as funções de técnico e presidente. “Optei por ser o técnico por ter um pouco de conhecimento de futsal. Sempre fui fã do nosso saudoso Ferretti. É tranquilo mesmo sendo o presidente da equipe”, afirma.

O modelo de gestão é particular, com patrocínio direto da empresa de Marciel, mas também com apoio de diversos setores. “Somos uma equipe privada da empresa Bola Madeira Imports, mas temos grandes ajudas da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal. Temos um prefeito que não é só um prefeito, é um irmão em ambas as partes. Nosso secretário de gabinete, Max Machado, nos ajuda muito. A população e os comércios também contribuem. Isso é muito gratificante”, afirma o treinador.

A visibilidade da equipe cresceu em 2023, quando o time disputou o Campeonato Brasileiro de Ligas, promovido pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). “O maior marco da nossa equipe foi a ida para o Brasileiro de Liga em 2023, jogando com grandes equipes do nacional. Na semifinal, perdemos para o São Paulo Futebol Clube”, relembra.

Segundo Bola, a formação do elenco mistura atletas locais com nomes experientes vindos de fora. “Nossa base é 50% formada por pratas da casa e 50% vem de fora. Temos grandes nomes da Liga Nacional”, afirma. Um dos destaques é o goleiro Diego, que já foi campeão da tradicional Copa Morena e tem larga experiência na modalidade.

Essa mistura de talentos locais e contratações estratégicas foi um dos fatores que permitiram ao Bola Madeira se destacar na região. “O que fez a gente se destacar na nossa região é que temos grandes atletas em nossa cidade. Além disso, a gente investe alto em atletas de nível nacional”, pontua.

Outro aspecto mencionado pelo treinador é a união do grupo e o apoio da torcida. “O maior é a união da equipe, sem falar na torcida organizada Os Barra Brava”, destaca.

Apesar das conquistas e da visibilidade, o projeto ainda enfrenta obstáculos. O principal deles, segundo Marciel, está ligado à logística. “Hoje o nosso desafio é a logística dos jogos longe, mas isso não impede o nosso amor pelo futsal”, comenta.

Para além do rendimento esportivo, o Bola Madeira tem exercido um papel de inspiração para os jovens da cidade. “Os jovens hoje são apaixonados pelo time. As crianças se inspiram muito nos nossos atletas”, diz o técnico, que vê no esporte uma ferramenta de envolvimento social.

Os próximos passos estão bem definidos. Bola não esconde o desejo de alcançar voos maiores com a equipe. “Temos grandes sonhos sim. Um deles é ser campeão da Liga Sul-Mato-Grossense Estadual e voltar a disputar o Brasileiro de Ligas novamente”, projeta.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?