Campo Grande (MS) - Pelo menos dezesseis jogadores de futebol de Mato Grosso do Sul foram jogar em outros países. Os atletas foram para equipes da Finlândia, Guatemala, Tunísia, Irã e Catar, que tem pouca tradição no futebol. Os exemplos começam com Paulo Roberto Gonçalves, que trocou do União pelo Catar, País número 84 no ranking da Fifa (Federação Internacional de Futebol).
Leonardo Florido Moschetto, do Comercial, foi para a Finlândia. Já o Cene exportou Paulo Roberto do Carmo para o Irã. E o Esporte Clube Campo Grande mandou, em setembro, Luan Lendre Alves Lopes para o Union Sportive de Bem Guerdane, da Tunísia.
No futebol feminino, aconteceu a transferência da jogadora de seleção brasileira Daniela Alves, do Mato Grosso do Sul/Saad, para o Linkopings, da Suécia. Para o futebol da Alemanha (2º no ranking da Fifa) foi Edemir Rodrigues de Souza. Em março, ele trocou o futebol do Sete de Setembro, de Dourados, pelo SP.Gschaft 01 Hausham.
Águia Negra, de Rio Brilhante, e Misto, de Três Lagoas, transferiram jogadores para clubes portugueses, respectivamente, Antonio Eduardo Pereira dos Santos e Diego Fortunato dos Santos Queiroz para Sport Clube Beira-Mar e C.D. Tondela.
Jogador do Corumbaense até julho, Laércio José Aguiar Cavalheiro atravessou a fronteira e foi parar na Bolívia para defender o Club Destroyers. Paulo Pereira, do Clube Atlético Mundo Novo, também foi para o país vizinho, mas para defender o Hingland Players Jathun Orcko.
Para o Paraguai foi Fábio do Carmo Prates, do Corumbaense. Em julho, ele foi transferido ara o Sportivo 2 de Mayo. Além dessas transferências, jogadores de Mato Grosso do Sul também foram parar neste ano em Bulgária, Grécia, Guatemala, Romênia e Uruguai. Os dados são do registro de transferências internacionais da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e foram organizados em matéria pelo site Campo Grande News.