Sete Quedas (MS) - Após muito treinamento e preparativos, os ciclistas Cinésio Buss, bioquímico (63 anos), Dr. Roberto Alcântara, médico (52 anos) e Vânia Maria Peres Costa, estudante (27 anos), da cidade de Sete Quedas, fizeram a Travessia dos Andes, entre a Argentina e o Chile, de bicicleta.
Foram sete dias para percorrer mais de 300 km, a maioria em estrada de chão, com muitas pedras, areia e vento forte, que segundo o relato dos aventureiros, sempre soprava contra. Subiram mais de 2.000 m de altitude, dormindo em barracas pelo caminho, com temperaturas que variavam de 0° C à noite até 25°C durante o dia.
Os sete-quedenses faziam parte de um grupo de 21 ciclistas, brasileiros, argentinos, europeus e americanos, acompanhados por uma equipe que preparava o acampamento, comida e fazia o apoio logístico.
O grupo, que saiu da cidade de Malargue, Argentina, no dia 28 de fevereiro, foi surpreendido pela notícia do terremoto que abalou o Chile no dia anterior. Os planos iniciais tiveram que ser mudados e a descida não pôde ser realizada pelo lado chileno. Apesar da tensão devido ao terremoto, segundo os ciclistas, a viagem foi emocionante e fantástica.