Segunda-feira, 14 de julho de 2025, 04:23

Após muitos problemas, Estadual Série A começa neste domingo

Enfim
da redação - 11 de jan de 2008 às 17:50 11 Views 0 Comentários
Após muitos problemas, Estadual Série A começa neste domingo

Campo Grande (MS) - Iniciando junto com os maiores campeonatos do País e com uma nova fórmula de disputa - cumprindo as leis do Estatuto do Torcedor, começa neste domingo, 13 de janeiro, o Estadual Sul-mato-grossense Série A. E como em todo ano de eleição, o futebol local voltou a receber atenção e investimentos de uma classe que muda periódicamente: o poder público.

Em função disso, desta vez serão 17 times - muitos deles apoiados por suas prefeituras locais - divididos em dois grupos, que jogam turno e returno para decidirem os cinco classificados para a segunda fase, que em duas chaves de cinco equipes jogam partidas de ida e volta para definerem os dois classificados de cada grupo para o quadrangular final. Os dois primeiros lugares, decididos em turno e returno, enfim disputam a finalíssima do torneio.

Segundo Ricardo Pereira, assessor de imprensa da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, existiu a reclamação de dirigentes com relação ao aumento do número de times, o que ocasionaria em maiores gastos com transporte. "Devido à fórmula, os times farão apenas um ou dois jogos à mais com relação ao ano passado", diz - o Esporte Ágil apurou e a conta se encaixa apenas nos times que pararem na 2ª fase, já para quem for mais longe serão aproximadamente oito jogos a mais, se a equipe chegar às finais.

Apesar de confirmado, o campeonato passou por muitos problemas até agora. A principal delas foi a desistência de clubes, como a Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc) e o Ponta-poranense, que alegaram falta de verbas. Camapuã, que entraria na vaga da Serc, não conseguiu patrocínio e desistiu antes mesmo de entrar. Quem quase abandou também foi o Naviraíense, alegando os mesmos motivos, mas voltou atrás.

Quando tudo parecia resolvido, o Paranaíbense também ameaçou desistir esta semana. A FFMS até o momento não recebeu nenhuma carta de desistência do clube, e com isto espera a presença do time contra o Misto, de Três Lagoas, no dia 20 deste mês. Caso não compareça, a equipe sofrerá uma punição de dois anos sem poder disputar competições oficiais - a mesma recebido pelo Comercial em 2005.

Mesmo com esses fatos, o Estadual está inchado com 17 times, sendo que seis deles - Ivinhema, Pantanal, Misto, Maracajú, União e Aquidauanense - subiram após uma reunião envolvendo todos os dirigentes e a FFMS. Carlos Alberto Assis, presidente do Comercial, afirmou ter sido contra. "Clubes sem condições estão tentando participar da competição, e o colorado foi voto vencido nesta questão", diz.

Por outro lado, Adaílton Roberto Teixeira, presidente do Centro Esportivo União, umas das equipes favorecidas, teve opinião contrária. "Com certeza um campeonato com vários times dá mais motivação para os atletas que disputam a competição, até porquê todos têm chances iguais de classificação por ser um torneio longo. Outro fator importante é a vinda dos torcedores que podem acompanhar o time quase toda semana no nosso estádio", afirma.

Estádios - Diferente de muitos estádios do Nordeste, que estão sendo interditados pelo Ministério Público, praticamente todos os estádios de Mato Grosso do Sul que serão usados no Estadual estão aptos. Apenas um, o Arthur Marinho em Corumbá, foi vetado devido às suas reformas ainda não estarem prontas.

Confira a tabela da primeira rodada:

Domingo, 13 de janeiro
16h - Grupo B - UNIÃO X CENE - Estádio Aristides T. Silva (Inocência)
16h - Grupo B - COXIM X COSTA RICA - André Borges (Coxim)
16h - Grupo A - IVINHEMA  X NAVIRAIENSE - Saraivão (Ivinhema)
16h - Grupo A - AQUIDAUANENSE X MARACAJU - Noroeste (Aquidauana)
17h - Grupo A - ÁGUIA NEGRA X COMERCIAL - Ninho D'Aguia (Rio Brilhante)

Veja a tabela completa aqui.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.