São Paulo (SP) - A proposta do Clube dos 13 de que uma partida por rodada do Campeonato Brasileiro de 2008 seja disputada às 11 horas da manhã de domingo, visando facilitar a transmissão ao vivo para o extremo oriente do planeta, foi considerada uma iniciativa inteligente por parte de jogadores brasileiros que atuam em países daquela região.
Os atacantes Alberto, ex-Santos e atualmente no Ventforet Kofu, do Japão, e Nadson, revelado pelo Vitória e que há quatro temporadas defende o Samsung Blue Wings, da Coréia do Sul, dizem que tal medida pode valorizar ainda mais o futebol do país na Ásia e Oceania.
"Atualmente, alguns jogos são transmitidos por TVs do Brasil, mas além de eles acontecerem na madrugada ou no início da manhã, por causa do fuso horário, praticamente só os brasileiros que moram aqui assinam esses canais, já que a narração é em português. Se pelo menos um jogo for realizado em um horário mais adequado, certamente emissoras locais vão se interessar em transmitir e muitos japoneses também vão poder assistir", destacou o sul-mato-grossense Alberto, campeão brasileiro de 2002 pelo Santos.
Valorização dos clubes - Para o baiano Nadson, os jogadores brasileiros gozam de grande prestígio no Oriente, mas os clubes de nosso país são praticamente desconhecidos pelo grande público. "O pessoal daqui conhece o Real Madrid, o Manchester e o Milan, por exemplo, porque os jogos da Espanha, Inglaterra e Itália são transmitidos ao vivo pra cá. Se o mesmo acontecer com o Campeonato Brasileiro, os torcedores vão se interessar também pelos grandes times de São Paulo, Rio e até de outros estados", argumentou o goleador do Samsung.