Xadrez | Da redação | 28/08/2004 19h06

Xadrez na Escola aumenta disciplina dos alunos

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Xadrez na Escola aumenta disciplina dos alunos

Maior atenção e disciplina por parte dos alunos, interesse da família dos estudantes pela escola nos finais de semana e grande participação da comunidade externa na escola, especialmente nos dias de torneios e campeonatos, foram os principais resultados apresentados pelo Projeto Xadrez nas Escolas na primeira fase da implantação do projeto, que teve início em outubro de 2003, em Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife, Olinda e Jaboatão, em Pernambuco, e Teresina (PI). O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Educação, Ministério do Esporte e secretarias de Educação e de Esportes dos estados envolvidos. O projeto, que envolve mais de duzentas escolas do ensino fundamental e médio, apresentou os primeiros resultados por meio de avaliação realizada pela Secretaria de Educação Básica. Foram realizadas 28 entrevistas com os professores coordenadores do programa, nos quatro estados onde foi implantado. Os dados coletados demonstram que 72,41% dos professores perceberam avanços na habilidade de memorização dos alunos; 79,31% divisaram avanços no raciocínio lógico-dedutivo; 72,41% afirmaram que o xadrez tem ajudado os estudantes a solucionar problemas, pois eles procuram interpretar melhor as questões, antes de respondê-las; e 82,76% disseram ter distinguido significativos avanços na criatividade das crianças e jovens. A dificuldade de locomoção dos alunos é um dos fatores que limitam o desenvolvimento do projeto, de acordo com a pesquisa da SEB, que demonstra, ainda, que a necessidade de espaço específico para a prática do xadrez e a ampliação do número de computadores e do acesso à internet são condições indispensáveis para a melhoria do atendimento e ampliação do xadrez nas escolas. O trabalho revela também o interesse de irmãos e pais de alunos em aprender a jogar xadrez. Pais e diretores da escola destacam ser importante continuar o projeto, que contribui, significativamente, para tirar as crianças e adolescentes de situações de risco social, uma vez que passam mais tempo na escola, de forma segura e saudável.

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