Xadrez | Da redação | 16/02/2005 15h37

Roberval Andrade busca pelo segundo título na Truck

Compartilhe:

A pouco menos de um mês de sua primeira etapa, a temporada 2005 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a confirmação de uma nova equipe participante. Trata-se da Roberval Motorsport, time que terá sua sede em Maringá, no Norte do Paraná, e será defendido pelo paulista Roberval Andrade. A série de investimentos confirmados pela nova equipe garante ao piloto condições de lutar pelo seu segundo título na categoria.

Andrade, nas três últimas temporadas, correu pela M.A. Motorsport, time que fundou em parceria com o paranaense Pedro Muffato. A parceria entre os dois foi encerrada na última corrida de 2004 por questões de logística. A escolha de Maringá para a sede da nova equipe se justifica pela localização estratégica da cidade, que fica próxima de Cascavel e Londrina, cidades em cujos autódromos o piloto paulista fará seus treinos preparatórios.

A Roberval Motorsport surge com estrutura de ponta. A equipe vai dispor de duas novas e funcionais carretas. Uma, para transporte do que se define como mecânica pesada. Outra, além de transportar o caminhão de corridas, vai oferecer acomodações aos mecânicos, para descanso e refeições. Nos fins de semana de eventos da Fórmula Truck, será transformada em hospitality center para recepção aos convidados da equipe nos autódromos.

"A apresentação da equipe foi uma das nossas principais preocupações", reconhece Andrade, empresário há 15 anos, que atua nos ramos de transportes e de distribuição de madeira e produtos químicos para o mercado madeireiro. Piloto desde 2000, ele reconhece a necessidade do investimento feito na nova equipe. "Nossa intenção é conquistar resultados dentro da pista e também fora dela. Acho que estamos no caminho certo", arrisca.

O paulista confessa ter sido contagiado, em sua iniciativa, pelo rumo que Aurélio Félix, criador e promotor da Truck, tem dado à categoria, que em 2005 terá sua décima temporada. "O Aurélio investiu muito nesses anos todos e agora está colhendo os resultados. O evento é forte e não pára de crescer. Por isso é que eu penso que nós estamos na direção correta. Eu estou acreditando cada vez mais na Fórmula Truck e quero crescer junto com ela".
 
Especialistas
Em sua meta de repetir neste ano o título que conquistou na F-Truck em 2002, Roberval tratou de trazer para a equipe profissionais com especialização em áreas distintas. Caso do engenheiro mecânico Wilson Ferrari Veiga, o "Gaúcho". Ele traz para o time de competições a experiência adquirida em 28 anos prestando serviços para a Scania, onde respondia pelo desenvolvimento de novos produtos, instrumentalização e engenharia experimental.

Outro profissional já confirmado pela Roberval Motorsport é o engenheiro eletrônico Werner Einhardt, que atuará, ao lado de "Gaúcho", no desenvolvimento do módulo eletrônico do caminhão de competição. O desenvolvimento de motores estará a cargo do preparador Daniel Prato. Luiz Carlos Rondina, após 22 anos na área de Logística de Peças e Pesquisa de Novos Desenvolvimentos da Scania, vai atuar na busca de novidades para motor, eixos e suspensão.

Nirceu Lemos, projetista aeronáutico que atuou na Embraer por 20 anos, comandará o Desenvolvimento de Soluções Aerodinâmicas do time. O mecânico-chefe será Daniel Crepaldi. Atuando na Fórmula Truck desde 1997, ele trabalha com Roberval desde fins de 2000. O piloto Pedro Pimenta será o estrategista. A equipe foi à pista pela primeira vez na sexta-feira (11), em Londrina, para a coleta de dados que deu início ao trabalho de preparação.
 
Calendário 2005
A décima temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá nove etapas. Os locais e datas das provas são os seguintes: 13 de março - Caruaru (PE); 10 de abril - Goiânia (GO); 15 de maio - Interlagos (SP); 5 de junho - Santa Cruz do Sul (RS); 10 de julho - Londrina (PR); 7 de agosto - Campo Grande (MS); 11 de setembro - Curitiba (PR); 6 de novembro - Tarumã (RS); 11 de dezembro - Brasília (DF).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS