Xadrez | Da redação/com GB Esporte | 06/04/2014 11h40

Enxadristas poderão alcançar ranking internacional em torneio em MS

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O caminho para se tornar um enxadrista profissional é cheio de obstáculos, a começar pelas longas distâncias que os competidores percorrem para disputar competições oficiais nos grandes centros do país. Para quem pratica o esporte em Mato Grosso do Sul, porém, essa realidade começou a mudar. Este ano, Campo Grande passou a sediar torneios que contam pontos para o ranking da Federação Internacional de Xadrez (Fide). O primeiro evento foi realizado em março e contou com três enxadristas da capital, mas o segundo, agendado para daqui a duas semanas, terá 10 competidores de quatro cidades do estado.

O ranking tem abrangência internacional e é conhecido entre os enxadristas como Elo. É atrás desse índice que vão os competidores que querem ser profissionais, como explica o árbitro Augusto Samaniego.

- Até então, o jogador tinha de sair de Mato Grosso do Sul para obter esse rating. Com a realização desses eventos chancelados pela Fide, aos poucos nosso estado começa a se integrar no cenário internacional do xadrez - conta

Existem atualmente dois clubes de xadrez no estado: o mais antigo fica em Corumbá e existe há mais de dez anos. O outro está situado em Campo Grande. Ao todo, 340 enxadristas são cadastrados junto à Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

O 2º Torneio Fechado será disputado entre os dias 18 e 20 de abril na sede da Associação dos Professores de Educação Física (APEF-MS), em Campo Grande. Serão 10 competidores jogando no sistema todos contra todos em rodadas de aproximadamente 1h30 de duração. Enxadristas de Campo Grande, Corumbá, Maracaju e Dourados são esperados no torneio. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS