Xadrez | Da Redação/Com O Estado | 25/07/2012 11h35

Atletas da Advims embarcam para competir na Copa Brasil para Cegos

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Quatro atletas da Advims (Associação de Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul) embarcam amanhã, às 10h, para o Rio de Janeiro (RJ), onde participam da segunda etapa da Copa Brasil de Xadrez para Cegos, que terá 80 participantes. 

Os enxadristas iniciaram a prática da modalidade para deficientes visuais há um ano e meio, na Capital, e seguem na luta para divulgar o esporte, praticado com algumas adaptações, mas que em nada interferem no desenvolver do jogo.

De imediato, o tabuleiro é o primeiro item a receber adaptações. Ele é confeccionado em alto relevo, de modo que as casas pretas estão em um nível um pouco mais elevado que as casas brancas. As peças também são diferenciadas: as negras têm um prego no topo, enquanto as brancas são lisas. Por fim, um pino que se encaixa no tabuleiro é instalado na base das peças, para que os jogadores possam apalpá-las sem removê-las de seus lugares. 

Cada jogador tem seu tabuleiro, e à medida que a partida flui, o autor da jogada “canta” seu movimento para o adversário, que a repete em seu plano de jogo. “Por não enxergarmos as peças, desenvolvemos muito a atenção, o raciocínio, a percepção. O jogo exige muita concentração”, diz Erondi Mocelin, 55, responsável pela introdução do esporte no Estado no ano passado.
 Erondi perdeu 100% de sua visão em consequência de uma retinose, seguida de glaucoma, aos 30 anos. Após adquirir a deficiência, aposentou sua carreira na agronomia, e aprendeu o xadrez em uma associação de cegos em Rondonópolis (MT). Erondi é um dos enxadristas que irão até o Rio para a etapa da Copa Brasil. Junto com ele, Nivaldo Barbosa (cego total), Silvan Cardoso e Carlos Henrique Barbosa, que tem visão parcial, representam o Estado na competição.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS