Vôlei de Praia | Da redação | 11/05/2016 06h39

Sul-mato-grossense Victória inicia disputa no Mundial Sub-21

Compartilhe:

Maior vencedor dos Campeonatos Mundiais Sub-21, o Brasil começa nesta semana a caminhada em busca de mais títulos. A edição 2016 do torneio de base ocorre em Lucerna, na Suíça, de quarta (11.05) a segunda-feira (16.05). Quatro duplas brasileiras estarão no torneio: Andressa/Victoria (PB/MS) e Duda/Ana Patrícia (SE/MG) no feminino, e Arthur Lanci/George (PR/PB) e Matheus Maia/Adrielson (RJ/PR) no masculino.

As duplas brasileiras, apesar de jovens, chegam com bagagem e experiência, inclusive de etapas do Circuito Mundial adulto. Duda e Ana Patrícia são as atuais campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude. Andressa é campeã mundial Sub-19, justamente ao lado de Duda. Arthur Lanci e George também venceram juntos a última edição do Sub-19, em 2014. Experiência que será fundamental em busca de medalhas.

"Cada torneio disputado é mais um aprendizado. Acredito que a temporada passada contribuiu muito para ganhar mais maturidade, entender mais o jogo. Os torneios de base muitas vezes apresentam surpresas, boas duplas que não são tão conhecidas, mas estamos confiantes na boa preparação realizada. Ana e eu temos um bom entrosamento, dentro e fora de quadra, e vamos dar nosso máximo", disse Duda, que venceu a etapa de Goiânia do Circuito Brasileiro 15/16, além das etapas de Maceió e Fortaleza do Circuito Mundial.

As duplas brasileiras começam em fases distintas do Mundial Sub-21. Andressa/Victoria (PB/MS) e Matheus Maia/Adrielson (RJ/PR) partem do qualificatório. Serão dois jogos eliminatórios nesta quarta-feira (11.05) para definir as oito duplas que ingressam à fase de grupos. Já Duda/Ana Patrícia (SE/MG) e Arthur Lanci/George (PR/PB) partem direto da primeira fase, que começa na quinta-feira (12.05).

Os times femininos serão acompanhados pela técnica Cida Lisboa e o masculino pelo técnico Robson Xavier. Serão 32 times em cada naipe, divididos em oito grupos de quatro duplas. Os primeiros de cada chave avançam direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros colocados disputam uma partida a mais, pela repescagem (Round 1). Semifinais e finais ocorrem na segunda-feira (16.05).

O paraibano George acredita que a parceria com Arthur Lanci está ainda melhor que em 2014, quando venceram o Sub-19.

"Gosto muito de jogar com o Arthur Lanci, temos uma química muito boa. Estamos com ótimas expectativas, no Mundial Sub-19 conseguimos apresentar um ótimo voleibol naquela edição. E agora estamos mais rodados, mais experientes. Estamos com um astral bom e vamos buscar o ouro", disse George, vice-campeão da etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro.

Realizado desde 2001, o Mundial Sub-21 tem o Brasil como principal vencedor, tendo conquistado 10 títulos: quatro no masculino e seis no feminino (veja todos os campeões abaixo). Bruno Schmidt, Pedro Solberg e Bárbara Seixas, que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, estão no hall de vencedores da competição.

"Disputei etapas do Circuito Sul-Americano ao lado da Andressa, representando o Brasil, e isso ajudou a ganhar experiência, administrar melhor a ansiedade em um grande torneio. Estou muito feliz de representar o Brasil neste Mundial Sub-21. Fiquei treinando com a Andressa na Paraíba, foi importante para aumentarmos ainda mais o entrosamento", disse Victoria.

A dupla campeã do Mundial Sub-21 soma 280 pontos no ranking da temporada. Lucerna, que recebe um mundial de base pela primeira vez, é uma cidade na região central da Suíça, com uma população de cerca de 80 mil pessoas. A arena de 2,5 mil lugares está montada na margem do Lago de Lucerna, com os Alpes ao fundo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS