Vôlei de Praia | Da redação | 03/07/2008 15h10

Renata e Talita próximas de garantirem vaga nas Olimpíadas

Compartilhe:

Moscou (Rússia) - O Grand Slam de Moscou, na Rússia, que começou na terça-feira e segue até domingo, pode ser decisivo para a corrida olímpica brasileira no vôlei de praia feminino. Renata e Talita têm chances de garantir, já nesta semana, vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.

Juntas desde 2005, Renata e Talita vêm conquistando espaço entre as principais parcerias do feminino e chegaram até a etapa russa do Circuito Mundial com uma vantagem de 520 pontos sobre a terceira melhor dupla brasileira, Ana Paula e Shelda.

Com 4.320 pontos, Renata e Talita podem garantir vaga em Pequim se chegarem à final do Grand Slam russo. Com isso, elas iriam a no mínimo 4.560, mais do que os 4.480 que Ana Paula e Shelda podem alcançar se conquistarem os títulos na Rússia e no Aberto de Marselha (FRA), última etapa antes do final na corrida olímpica.

Caso terminem em terceiro lugar na Rússia e não somem pontos na França, Renata e Talita vão a 4.480, empatando assim com Ana Paula e Shelda se as últimas ganharem as duas etapas do Circuito Mundial.

Neste caso, segundo o critério de desempate da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), a vaga ficaria com Renata e Talita, que disputaram mais torneios que as compatriotas (que formaram a parceria no final de 2007).

Para tirar a vantagem das rivais, Ana Paula e Shelda precisam contar com uma combinação de resultados. Se vencerem o Grand Slam da Rússia e Renata/Talita cair antes das semifinais (pois assim não somariam nada), as parceiras somariam 4.240 pontos e diminuiriam a vantagem para apenas 80, levando a decisão para a etapa de Marselha. No Aberto da França, as quatro primeiras colocadas somam 600, 560, 480 e 420 pontos, respectivamente.

"Estamos motivadas. Sabemos da responsabilidade, mas temos confiança de que podemos conquistar um bom resultado", afirmou Ana Paula antes do início do Grand Slam de Moscou.

Caso conquiste a segunda vaga brasileira em Pequim, Renata e Talita vão estrear em Jogos Olímpicos. As rivais, por outro lado, já participaram da competição anteriormente. Ao lado de Sandra Pires, Ana Paula ficou em 5º lugar em Atenas-2004, enquanto Shelda conquistou duas medalhas de prata (em Sydney-2000 e Atenas-2004) com Adriana Behar.

A primeira vaga do Brasil em Pequim já foi garantida por Juliana e Larissa, após o terceiro lugar da dupla no Grand Slam da Alemanha, em junho. A corrida olímpica foi aberta no dia 1º de janeiro de 2007 e será encerrada no próximo dia 20, computando-se apenas os oito melhores resultados de cada parceria no período.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS