Vôlei de Praia | UOL | 21/09/2008 21h56

Harley e Solberg viram, vencem e garantem o título mundial

Compartilhe:

Guarujá (SP) - Foi mais difícil do que se esperava. Harley e Solberg, que nunca haviam perdido para os alemães Brink e Dieckmann em seis confrontos anteriores, quase viram a regra ser quebrada neste domingo, na final do Aberto do Guarujá. No entanto, a dupla conseguiu uma grande virada, venceu os germânicos por 2 sets a 1 (24-26, 21-19 e 15-13), faturou o título da etapa brasileira e ainda se sagrou campeã do Circuito Mundial com três rodadas de antecipação.

A campanha vitoriosa da dupla verde-amarela começou com o ouro no Aberto de Adelaide (Austrália), em março deste ano, e passou pela conquista de outras cinco etapas: Xangai, Roseto degli Abruzzi, Gstaad e Mallorca.

A obtenção do título mundial não era a meta de Harley e Solberg para 2008. O time sempre deixou claro que sua intenção era garantir uma vaga nos Jogos de Pequim, e de fato a parceria esteve próxima disso, mas acabou ficando em terceiro lugar no ranking brasileiro após disputa acirrada com Márcio e Fábio Luiz. A partir de então, o time voltou-se exclusivamente para o Circuito, o que lhe rendeu o título do campeonato.

Com a conquista, Pedro Solberg, de 22 anos, torna-se o homem mais jovem a faturar o título do Circuito. Antes, o recorde pertencia a outro brasileiro, Emanuel, campeão em 1996 aos 23 anos. Entre as mulheres, as mais jovens campeãs também são brasileiras. Sandra Pires conquistou o título em 1995 e Larissa, em 2005, ambas com 22 anos.

O filho da agora técnica Isabel Salgado e irmão das jogadoras Maria Clara e Carol também entra para a história com a conquista de um quarto título mundial, o primeiro na categoria adulta. Antes, ele já havia sido campeão sub-18 (em 2002, com Ian) e campeão sub-21 em duas ocasiões (em 2003, com Pedro Cunha, e em 2006, com Bruno Schmidt).

Harley e Solberg estão juntos há apenas dois anos, e em 2007 a dupla já havia dado sinais de que chegaria longe. No ano passado, a parceria subiu ao pódio cinco vezes: três ouros (Xangai, Aland, São Petersburgo) e dois bronzes (Manama, Montréal).

O Circuito Mundial segue no início de outubro, com a etapa de Dubai (Emirados Árabes). Depois, o campeonato masculino ainda passará por Manama (Bahrein) e Sanya (China).

A final - O primeiro set começou de maneira difícil para os brasileiros. Forçando bastante o saque, a dupla alemã conseguiu quebrar a recepção de Harley em algumas ocasiões e aproveitou o contra-ataque para logo abrir três pontos de vantagem (3-6). Aos poucos, os anfitriões começaram a entrar no jogo, mas os germânicos se mantiveram na dianteira e chegaram a quatro pontos de distância em uma muralha de Dieckman em cima de Harley (13-9).

Os brasileiros voltaram a encostar, reduzindo a vantagem européia para apenas um ponto (15-14). A virada veio com um erro de ataque de Dieckmann(17-16).

Os brasileiros conseguiram manter a diferença até que, em um toque de Solberg na rede, os alemães viraram o jogo (20-19). A dupla verde-amarela ainda salvou cinco set-points, mas em um ataque para fora de Solberg os alemães fecharam a primeira etapa com 26-24.

A primeira virada brasileira no segundo set veio em um bloqueio de Dieckmann bem explorado por Harley (8-7). Os alemães ainda retomaram a vantagem, mas Harley e Solberg se recuperaram e chegaram a abrir três pontos em forte ataque de Harley (16-13). A dupla da Alemanha tirou a diferença e empatou novamente (16-16). A partir daí, os dois times se revezaram na dianteira, até que, com um bloqueio de Solberg em cima de Dieckmann, os brasileiros fecharam com 21-19, empatando o jogo e forçando o tie-break.

No set final, nenhuma das duplas conseguiu deslanchar no placar, mas Harley e Solberg mantiveram-se à frente durante quase todo o tempo. Após um primeiro set-point desperdiçado, a dupla conseguiu o ponto do título em uma bela largada de manchete de Harley no fundo da quadra alemã (15-13).

Ao contrário da decisão, a disputa pelo bronze teve a vitória de uma dupla germânica sobre um time brasileiro. Reckermann e Urbatzka bateram Billy e Bruno Schmidt por 2 sets a 0, parciais de 23-21 e 21-13, e terminaram em terceiro lugar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS