Vôlei de Praia | Lucas Castro | 03/07/2019 18h01

Cadu e Tonny ficam em quinto lugar na 3ª etapa do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia

Compartilhe:

Apenas uma dupla sul-mato-grossense participou da terceira etapa do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia, realizada na Praia do Forte, em Cabo Frio-RJ. A competição teve início nesta terça-feira (2) e é organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Carlos Eduardo "Cadu" Vidal e Anthony "Tonny" Cáceres garantiram o quinto lugar geral, ao serem eliminados nas quartas de final. Os atletas de Mato Grosso do Sul começaram o torneio já na primeira fase e realizaram todos os quatro jogos na competição nesta quarta-feira (3).

A estreia dos sul-mato-grossenses foi contra a dupla Misael/Guilherme (SP). Tonny e Carlos Eduardo perderam por 2 sets a 1 (21/13, 19/21 e 16/14). Na segunda partida da fase de grupos, enfrentaram André e Lucas (RJ). Vitória por 2 sets a 1 (21/15, 13/21 e 10/15) para Mato Grosso do Sul.

Por terem ficado em segundo lugar na chave, com uma derrota e uma vitória, Tonny e Carlos Eduardo (MS) foram para a repescagem. Nesta fase, superaram João Vitor/Divino (DF) por 2 sets a zero (15/21 e 17/21) e asseguraram vaga às quartas de final do certame.

Os representantes do estado foram eliminados nas quartas pela dupla paranaibana Thiego e Pablo, ao perderem por 2 sets 0 (21/19 e 22/20).

Segundo o técnico da dupla sul-mato-grossense, Roberto Calepes, a derrota na primeira partida, contra os paulistas, foi decisiva para definir o confronto das quartas de final, contra adversários que são, atualmente, número um no ranking da categoria. “Se tivéssemos ganhado o primeiro jogo, quem sabe poderíamos estar descansando, nos preparando para a semifinal de quinta-feira (4)”.

Thiego e Pablo (PB), oponentes das quartas de final, foram os campeões da primeira etapa do torneio, disputada em Fortaleza-CE, em fevereiro.

Tonny, Cadu e técnico Roberto Calepes (Foto: Arquivo pessoal)

Calepes avalia positivamente a participação dos atletas. “O quinto lugar foi uma boa colocação, mas eu esperava um pouco mais, porque os meninos estão jogando muito bem. Estava um pódio, temos qualidade para isso”.

“Meus garotos sentiram muito a parte física. Dois dos nossos quatro jogos foram para o terceiro set, o que gerou muito desgaste. Acho muito quatro jogos em um dia. No entanto, se no regulamento diz que poderemos disputar este número de partidas em um dia, temos de nos preparar para isso”, ressalta o treinador, ao Esporte Ágil. Ele acrescenta que, para as próximas competições, deve trabalhar, além do aspecto físico, a concentração dos atletas.

Na segunda etapa do Circuito, sediada em Jaboatão dos Guararapes-PE, de 4 a 6 de junho, Cadu e Tonny caíram na repescagem. A dupla foi eliminada por Diego e Pablo, do Ceará, por 2 sets a 0 (19/21 e 17/21). Na ocasião, os atletas de Mato Grosso do Sul realizaram, ao todo, cinco jogos, sendo três vitórias e duas derrotas.

De acordo com a CBV, Sergipe lidera o ranking do naipe feminino, com 380 pontos. O Rio de Janeiro aparece em segundo, com 340 pontos, com a Paraíba em terceiro, somando 300 pontos. No masculino, Paraíba e Paraná estão empatados na primeira posição, com 340 pontos somados, e o Rio de Janeiro aparece na sequência, com 320. Os pontos de cada etapa vão para o estado, de acordo com a dupla mais bem colocada.

Parada ocorreu na Praia do Forte (Foto: Divulgação)

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-17 e Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada. Se mais de uma dupla do estado disputa a etapa, aquela que fica mais bem colocada é a que pontua para o ranking geral da competição.

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2018. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS