Vôlei | Da redação | 01/04/2016 07h01

Sonora recebe clínica de vôlei adaptado neste final de semana

Compartilhe:

Sonora recebe eentre hoje e domingo a Clínica de Voleibol Adaptado para Melhor Idade promovida pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), por meio da Unidade Pedagógica e de Formação (UPF). Durante o fim de semana, acadêmicos e profissionais da Educação Física participam de aulas teóricas e práticas sobre o esporte, incluindo regras e técnicas de treinamento. A ideia é interiorizar o voleibol adaptado, estimulando a formação de equipes e a participação nos Jogos da Melhor Idade, marcados para agosto, em Dourados.

Criado há mais de 20 anos, o voleibol adaptado para melhor idade surgiu como uma alternativa para a prática esportiva por pessoas idosas. Importantes adaptações foram feitas no vôlei para adequá-lo ao público-alvo. O atleta pode lançar a bola no saque (diminuindo a amplitude articular) e segurar a bola na recepção (evitando lesões nos braços e dedos). Por outro lado, está proibido de saltar em determinados pontos da quadra (reduzindo o impacto).

Ministra a capacitação, a profissional da Educação Física Karina Luiz Pereira Quaini que possui formação em vôlei e ampla experiência no ensino e no treinamento do voleibol adaptado. “O esporte traz uma série de benefícios para o idoso: cognitivo, social, fisiológico e motor. Melhora o reflexo e a concentração; diminui a depressão e o estresse; aumenta a força física; melhora a capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora, o equilíbrio e o desempenho funcional”, explicou Karina.

A clínica em Sonora é a segunda promovida pela Fundesporte em 2016. A abertura será na noite de sexta, na sede da Gerência de Educação do município e as aulas práticas, sábado e domingo, no ginásio da cidade. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Departamento de Esportes da Gerência de Educação.

A intenção da Fundesporte é repetir o sucesso de Cassilândia, primeira a receber a qualificação. “Em Cassilândia, a receptividade foi muito boa. Os profissionais e acadêmicos que participaram gostaram da clinica e nós conseguimos passar os conhecimentos necessários para o ensino da modalidade. Isso sem contar com os idosos que participaram e adoraram. Esperamos obter o mesmo resultado em Sonora e ajudar o município a ter um time de voleibol adaptado” disse a ministrante da clínica.

Os próximos a receberem a clínica são Bonito e Nova Alvorada do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS