Vôlei | com CBV | 30/04/2023 07h09

Maria se despede do vôlei de praia na terceira etapa do Circuito Brasileiro

Compartilhe:

Durante os últimos 20 anos, o vôlei foi a praia da Maria Elisa. Foram muitas as vitórias nos Circuitos Brasileiro e Mundial e a honra de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Contudo, chegou a hora do adeus às quadras. Uma decisão pensada e planejada. Mas não sem uma festa de despedida em alto estilo. Nesta sexta-feira, Maria Elisa estreia no Top 12 da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, no Campo de Aviação, em Saquarema. Ao lado de Fernanda Berti disputará, aos 39 anos, seu último campeonato.

"Estou bem emotiva, chorando toda hora. Mas certa da minha decisão. Fiquei longe das quadras por quatro meses para ter certeza. Descobri que eu jogava vôlei pelo meu passado, não pelo meu futuro. Isso me incomodava muito. O corpo tinha condição, mas o cérebro estava saturado", explica.

Maria Elisa vem encaminhando o futuro há alguns anos: se formou em Educação Física, fez uma pós-graduação em Psicologia Esportiva, começou a faculdade de Psicologia, abriu um centro de treinamento de vôlei de praia e de beach tennis e, mais recentemente, assinou com a TV Globo para ser comentarista. Estreou na nova função no Challenge de Saquarema do Circuito Mundial, na semana passada. "Tenho certeza de que estou no caminho certo, o que me dá tranquilidade. Minha praia, agora, vai ser outra", projeta.

A família também teve peso importante na decisão. Agora, o tempo de treinos, viagens e jogos será dedicado ao filho Lucca, de dois anos, e ao marido, Paulo Victor. “Meu marido sempre viveu para o meu esporte também. Aqui em casa, o vôlei sempre esteve em primeiro lugar. Ele está se formando em medicina agora e é o momento certo para essa mudança".

O programa de transição de carreira “Jornada das Estrelas”, iniciativa da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), ajudou a 'clarear o futuro'. Maria Elisa fez parte da primeira turma do projeto, que auxilia atletas a planejar o pós-carreira. E o tal amor pelo vôlei de praia pode fazê-la retornar às quadras em breve. Em outro cargo. "Fiz o curso da CBV e curso de beach tennis. Posso ser treinadora dos dois esportes. Hoje gerencio a escolinha, mas quem sabe?. Eu e meu marido planejamos ter um consultório em conjunto. Ele na medicina, eu na psicologia. Mas eu gostaria, por exemplo, de ser psicóloga de um time olímpico...".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS